domingo, 11 de fevereiro de 2018

Curso de Formação Cidadã 2018 - Qualificando Conhecimentos!

Investir no crescimento pessoal e na busca do conhecimento é o melhor processo para amplia nossa dimensão de visão de mundo, na sociedade em que vivemos. É construir elementos progressivistas e emancipatórios na busca de uma sociedade mais justa e igualitária com visão crítica e consciente.

É nesse sentido que a Escola de de Ética e Cidadania Ana Isabel Alfonsin (Belinha), através da iniciativa do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação - JPIC - CRB/RS, em parceria com a Escola Superior de Teologia Franciscana - ESTEF, e as seguintes entidades: Dimensão da Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre; Pastorais Sociais da CNBB/Sul 3; Centro de Estudos Bíblicos-CEBI/RS; Cáritas Regional/RS; Movimento Fé e Política/RS; Conselho Nacional de Leigos do Brasil - CNLB/Sul 3; Comunidades Eclesiais de Base - CEBs; Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC/RS; e Comissão Pastoral da Terra - CPT; (Conselho Popular da Lomba do Pinheiro), promovem esse importante curso: "Curso de Formação Cidadã 2018". 

O mesmo tem em vista contribuir com a qualificação das lideranças comunitárias sociais, para uma ação qualificada na esfera pública da sociedade,aberto à comunidade em geral, na certeza de que "todos os cristãos... são chamados a preocupar-se com a construção de um mundo melhor" (EG 183).

O curso busca, principalmente, lideranças leigas e engajadas nas comunidades, no reconhecimento de que "a vocação e a missão próprias dos fiéis leigos é a transformação das diversas realidades para que toda a atividade humana seja transformadora, em busca de um mundo melhor para todos.

Seu objetivo central é aprofundar, refletir, e orientar a participação e atuação das pessoas cristã e de boa vontade na construção de uma sociedade democrática, justa, fraterna e solidária, sustentável e inclusiva, tendo como parâmetro a garantia de Direitos Humanos, a adoção de políticas e o Controle Social sobre a ação do Estado.

Seus objetivos Específicos:

=> Capacitar lideranças leigas e/ou religiosas no aprofundamento da fé e em conexão com os problemas e desafios do mundo em rápida transformação;
=> Favorecer a articulação entre estudos acadêmicos e práticas sociais;
=> Promover o conhecimento e a aplicação de Ensino Social da Igreja como referências para as práticas sociais de grupos, movimentos, pastorais e comunidades;
=> Assegurar qualificação para uma efetiva intervenção de lideranças comunitárias e sociais na esfera pública com competência e respeito.

PROGRAMAÇÃO:

13/03/18 - Conjuntura social, política e eclesial
07/04/18 - Antropologia, ética e política
05/05/18 - O mundo do trabalho em transformação: novas dimensões das atividades laborais, divisão social do trabalho e migrações
09/06/18 - Dimensão sócio cultural e a crise do comunitário
07/07/18 - Fundamentação bíblico-teológica da ética e da cidadania
04/08/18 - Ensino Social da Igreja
01/09/18 - Economia e desenvolvimento sustentável
29/09/18 - Projeto de sociedade, políticas públicas e controle social
10/11/18 - Estratégias para implementação de um Projeto Político com presença e atuação públicas no exercício da cidadania
01/12/18 - Painel: Metodologia da prática social - compartilhamento de iniciativas exitosas e representações de movimentos populares. 

Contará um vasto elenco de assessores com profundo conhecimento nos temas propostos e que proporcionará aos participantes importantes momentos de aprendizados e trocas de experiencias coletivas. 

O curso é destinatário para membros de comunidades, lideranças em geral, religiosos/as, estudantes e professores. Com carga horária complementar em cursos acadêmicos (80 pessoas por ano).

A modalidade será através de atividades acadêmicas presenciais (80h), conforme programação acima, intercaladas por atividades na modalidade de Ensino a Distância - EAD (80h).

O certificado será fornecido para todos que obtiverem 75% de participação nas aulas e a respectiva realização das atividades exigidas pelo curso. Professores e estudantes poderão validar horas complementares em acordo com os respectivos coordenadores de curso. 

O local das aulas ocorrerão na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTF, na Rua Tomaz Edson, 212 - Bairro Santo Antônio, Porto Alegre/RS - Fone: 51 3217-4567. O Valor do investimento será de R$ 50,00 para a inscrição a ser paga no início do curso, e uma mensalidade de R$ 40,00 incluindo o almoço no dia das aulas.


 Publicação, à pedido!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário