quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lideranças Avaliam Lutas do Conselho Popular em 2017 e Aprova Pauta de Ações para 2018


Na noite desta quarta-feira 01/11/2017, em reunião realizada com lideranças  da região, foi avaliado as ações desenvolvidas pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, em 2017. Na análise dos presentes, ressalta-se o protagonismo das várias atividades programadas e executadas envolvendo diversos atores sociais e instituições.

Dentro do contexto apurado, foi lembrado o pouco caso das revindicações feitas e sem o retorno dos gestores municipais. Entre os exemplos, cita-se a questão do transporte, que, embora a região tenha crescido demograficamente, pouco melhorou. Nenhum avanço se teve das reuniões realizadas. Questiona-se a falta de compromisso e a inoperância da atual gestão em Porto Alegre.

Para o ano de 2018, se avalia a importância de continuar investindo na pauta do transporte coletivo e mobilidade urbana como agenda permanente, bem como outras políticas públicas, como por exemplo na área da Educação (Ensino Médio), seja em caráter de apoio ou forma de pressão popular com objetivo de obter melhorias para a região como um todo.

Outros temas foram levantados para serem executados no decorrer do primeiro semestre:

1 - Intervir de forma propositiva na eleição dos novos Conselheiros do Plano Diretor, visto a importância desse debate e escolher representações com percepção de planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável e atentos com os elementos ambientais e crescimento ordenado da região.

2 - Promover debate reflexivo com convite ao Professor Titular do Departamento de Sociologia e do PPG (UFRGS) e Pesquisador 1A do CNPQ, Antônio David Cattani, proporcionando conhecimento aos atores sociais da região e interessados, a partir do seu livro: "Ricos Podres de Ricos".

3 - Promover a realização do segundo Seminário da Juventude semelhante ao de 2016, em parceria já confirmada com o CPCA e demais seguimentos de Educação da região.

4 - Construir e realizar uma semana para debater o meio ambiente da Lomba do Pinheiro, envolvendo parcerias com a UERGS, UFRGS, IFE Restinga, escolas da região, Paróquia Santa Clara e demais lideranças com o propósito de desenvolver uma ampla reflexão e tomada de consciência acerca da importância desse corredor ecológico do Eixo Lomba/Restinga, com seguintes abordagens: Preservação de nascentes, arroios e Barragem da Lomba do Sabão; Parque S'aint Hilarie e áreas de preservação; os impactos dos desmatamentos e o crescimento demográfico; e, a fauna e flora. Esse debate também objetiva incidir em encaminhamentos como a reativação da barragem, novo olhar para o meio ambiente do bairro e até legislação Estadual, para garantir a preservação desse eixo do corredor ecológico.

5 - Proporcionar novo curso de formação para lideranças, com metodologia e conteúdo semelhante ao realizado em 2015. 

Para o término de 2017, ainda restam três agendas importantes a serem desenvolvidas:

1 - Seminário com associações de moradores, em 25/11/2017;

2 - Seminário sobre Arroio Taquara, em parceria com coordenação da Horta Comunitária;

3 - Almoço de confraternização com Haitianos junto com a Paróquia Santa Clara. 

As diretrizes desse planejamento aprovado nessa reunião, certamente demarcará mais uma vez nessas iniciativas proporcionadas pelo Conselho Popular. Para isso iremos contar com o apoio e a participação efetiva das lideranças da região para ajudar tornar realidade essas atividades. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Um comentário: