domingo, 17 de setembro de 2017

Lomba do Pinheiro e Partenon Preparam o II Seminário de Saúde da população Negra

Está sendo organizado na área de abrangência da Gerência Distrital de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro, o II Seminário de Saúde da População Negra, cujo objetivo é promover um espaço de interlocução, de troca de conhecimentos e reflexão entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a rede e saúde do município de Porto Alegre, bem como a comunidade em geral.

Além disso, busca também, a promoção a saúde integral da população negra, o reconhecimento e a desconstrução do racismo, assim como a redução das desigualdades étnico-raciais. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 28 de setembro de 2017, das 8h30 e 17h, na Av. Bento Gonçalves, 8855 - Agronomia, cuja inscrição pode ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/d/1h0ERJ02bb1BTGVFPR8vKBxyR0ZSNckgbsx23ipr4xUc/viewform?edit_requested=true.

A programação do dia pode ser conferida abaixo:

Conforme relatam os organizadores do evento, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. No entanto, os indicadores epidemiológicos demonstram que há uma diminuição e expectativa de vida dos negros no Brasil.

Dentre estes indicadores podemos citar algumas das causas: violência, saúde mental, tuberculose, sífilis e HIV/AIDS, cuja elevada incidência de tais doenças, nas regiões da Lomba do Pinheiro e Partenon, podem estar relacionadas aos grandes aglomerados de população em situação de vulnerabilidade social.

O racismo é elemento constante nas relações humanas e potencializa o agravamento dos indiciadores de saúde. Assim, a realização deste II Seminário de Saúde da População Negra se coloca como uma estratégia de enfrentamento das desigualdades étnicos-raciais como determinantes sociais, a prevenção dos agravos decorrentes do racismo e a promoção da igualdade racial e equidade.

O evento é uma iniciativa estabelecida entre o Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Gerência Distrital Partenon/Lomba do Pinheiro da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Desde então, essas ações são desenvolvidas por esse Comitê e tem contribuído para a inserção dos alunos do bacharelado em Administração: Sistemas e Serviços de Saúde, a partir da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Temática da Saúde da População Negra.

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro apoia e reconhece integralmente a importância do evento. Se inscrevam, divulguem e participem, pois cada um e cada uma são essenciais para a qualidade e proposições nos encaminhamentos a serem apreciados nesse II Seminário. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário