quarta-feira, 22 de março de 2017

O Desmonte e Precarização das Políticas Públicas na Região, será Debatido na Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente



Na próxima terça-feira, 28/03/2017, às 14h no auditório do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), ocorrerá reunião da Rede de atendimento da Criança e do Adolescente, onde participarão representes das Escolas, rede de Saúde, assistência social, Instituições de Educação Infantil, Conselho Tutelar e demais segmentos, para debater e aprofundar sobre a prestação dos serviços na Região da Lomba do Pinheiro.

Nessa primeira reunião do ano, a Coordenação da Rede pontou como importante refletir sobre os aspectos do cenário da conjuntura politica Nacional, Estadual e Municipal que vem atingido diretamente aos serviços prestados e direcionados às famílias e às crianças e adolescentes do nosso bairro, com claro desmonte e precarização das políticas públicas.

Não tem como deixar de dialogar sobre as situações envolvendo a rede de assistência social, onde os técnicos encontram-se sem telefone para contatar com os usuários e demais encaminhamentos; As alterações da forma de atendimento aos alunos das escolas, alem de situações já relatadas por profissionais em que escolas da região tem atendido em quatro turnos, devido à crescente demanda  e infringindo substancialmente  regras preconizadas na LDB, bem como os vazios de saúde, que vem afetando o acesso de usuários, como é o caso das Comunidades das Quirinas.

Essa depressão social de  que passam os servidores públicos e demais profissionais da região, vem acarretando na sua saúde psíquica e por conseguinte as dificuldades aos atendimentos. Essas são apenas algumas das situações ilustrativas para exemplificar essa realidade. Certamente no decorrer da reunião serão salientadas outras e que consequentemente redundará em encaminhamentos apontando saídas.

A Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente é um espaço extremamente importante para fortalecer e tecer planos e metas para um atendimento de qualidade, aos usuários da região como um todo, onde o poder público deve oferecer as condições necessárias para o êxito desse objetivo . Nesse dia também será debatido a formação da nova Coordenação, para que haja o exercício da alternância e melhor dinâmica no funcionamento da mesma.

A presença de todos os serviços, nesse dia é muito relevante, pois esses desmontes dos serviços e a precarização do trabalho tem afetado a todos, e por isso o debate coletivo se faz necessário com a participação de cada segmento. Agende-se, participe e divulgue!

Francisco Geovani de Sousa
pela Coordenação da Rede de Atendimento à Criança 
e ao Adolescente da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário