quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Unidade de Saúde Panorama Ganhou Ampliação da Sua Estrutura Para Melhor atende a População





Foi na tarde dessa quarta-feira, 28/12/2016 que foi comemorado pelas lideranças comunitárias da região, pelos trabalhadores de saúde e moradores da Lomba do Pinheiro, a entrega da obra de reforma da Unidade de Saúde (US) Panorama, situada na parada 16, feita pelo secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. 

Essa Unidade de Saúde é uma das pioneiras da Lomba do Pinheiro, construída ainda na década de 1970 e até então tinha apenas 227 metros quadrados construídos. Porém a região cresceu demograficamente e os serviços prestados por ela já não atendia mais as necessidades da população. O ponto alto desse estrangulamento do atendimento ocorreu com a chegada dos moradores do primeiro empreendimento  imobiliário (em apartamentos) habitado na parada 17, que a US não teve como atendê-los e gerou muitos protestos encabeçados pelo Conselho Distrital de Saúde, Conselho Popular e demais lideranças da região.

É nesse diagnóstico feito que lideranças da Região, puxadas pelo Conselho Distrital de Saúde, Conselho Popular e Associação Comunitária da Vila Panorama que Hierarquizou como demandas Prioritárias no Orçamento Participativo, que a mesma ganhou viabilidade de recursos e possibilitou a obra de qualificação, sendo ampliada então para 500 m² e responsável pelo atendimento de mais de 11 mil usuários na região, cujos custos do investimento foi de R$ 1,3 milhão.

Para o secretário Ritter, a reforma da Unidade Panorama é exemplo de melhoria bem estruturada na área da saúde. "Essa qualidade precisa existir em todas as nossas estruturas para levar dignidade aos trabalhadores e moradores da região. No mesmo rumo acrescentou a Coordenadora da Atenção Básica da SMS, Vânia Frantz que "estamos falando de uma obra de primeiro mundo para uma comunidade que merece". A Dra. Rosa Maria Teixeira Gomes, Coordenadora da US, ressalta que as modificações da estrutura física beneficia não somente os usuários, mas também os trabalhadores.

Com a reforma o novo prédio ganhou: pintura externa e interna, troca de piso e revestimentos, além da substituição da cobertura. A Unidade também recebeu uma nova rede elétrica interna, readequação do layout interno e toda a revisão da rede hidrossanitária. Além, que agora os consultórios são climatizados e informatizados, bem como passa a possuir mobiliário novo. Duas cadeiras odontológicas também foram adquiridas para o espaço.

A US Panorama conta com dois pediatras, dois ginecologistas, três médicos da saúde da família, dois enfermeiros, dois dentistas, um auxiliar de saúde bucal, dois agentes de endemias, onze técnicos em enfermagem e dois estagiários. Conta ainda com os grupos de odontologia, gestantes, tabagismo, saúde mental, mamãe e bebê, pré-natal, anticoncepção, convivência e de prontuários novos. 

O evento foi celebrado com festa pelos presentes, pois a reforma representa a melhoria do atendimentos aos usuários da região e proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais dessa US. Ratifica a importância do Controle Social e a organização popular, protagonizada pelas lideranças da região, cuja luta tem seu marco a partir da realização de uma demanda concretizada, que ao ser ouvida e atendida pelo poder público tem o merecimento da comemoração por todos - comunidade e gestores. 

O movimento popular da Lomba do Pinheiro, representado neste ato pelo Conselho Distrital de Saúde, Conselho Popular, conselheiros do Orçamento Participativo, Plano Diretor e demais lideranças presentes, conclui 2016 com sensação do dever cumprido, apesar das duras dificuldades vivenciadas no decorrer do ano. Parabéns a todos por mais esse momento e que o próximo de 2017 seja marcado com muitas outras conquistas relevantes.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário