quinta-feira, 13 de outubro de 2016

São iniciados os Pré-debates com os Alunos das Escolas da Região para o Seminário da Juventude


Será realizado na manhã dessa sexta-feira 14/10/216, no Colégio Aplicação da UFRGS, o primeiro pré-debate do Seminário da Juventude da Região da Lomba do Pinheiro. O tema a ser debatido pelos alunos dessa escola é: “Relação dos Jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados?" Será mediado pela Dra. Daniela Bolzan da Promotoria da Infância e Juventude.

O seminário que será precedido desses encontros nas escolas, cujas datas já foram definidas, será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, quando será apresentado de forma diversificada, de acordo com o critério das instituições, pelos seus alunos representando as mesmas.

O Evento conta com a importante participação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) que proporciona a viabilidade estrutural do mesmo, bem como o CPCA que além de oferecer as condições do espaço, também será protagonista em breve da implantação do POD na sua instituição, onde o mesmo dialoga diretamente na perspectiva desse programa que será pioneiro na capital Gaúcha, 

Os temas a serem debatidos nas escolas, pelos alunos, são os abaixo referidos:

1Protagonismo dos jovens na criação de novas lideranças, multiplicadores e referências positivas nas suas comunidades; (CPCA – Mediador: Lucas; Onofre Pires – Mediadores: Jaqueline e Maurem (CRAS); e, ProJovem – Mediadores: Ana Cândia e Lorena – ocorrerão nos dia: 11/11 Sexta às 09h).

2Relação dos jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados? (Colégio Aplicação – Mediadora: Dra. Daniele Bolzan do Ministério Público – Data: 14/10; às 10h30min).

3Relação do Jovem com a Família: Que família é essa? Quais minhas origens? Que valores devem ser fortalecidos na minha família e como isso se reflete na sociedade? (Escola Tereza de Noronha – Mediador: Geovani; Escola Rafaela Remião – Mediaroda: Juliana do CPCA – Data: 09/11às 09h).

4Relação dos jovens com a cultura de Paz: O que cada jovem pode fazer para construir um mundo menos violento? (Escola Desidério Finamor – Mediador: Professora da Escola; Escola Silvio Torres – Mediadora: Professora de Artes; Escola Eva Caminatti – Mediador: Luciano; Escola Vila Lobos – Mediadoras: Gabriela e Adriana (SJDH); Escola La Salle – Mediadores: João Carlos e Gigi – Data: 09/11 às 14h).

5Os Jovens com relação a qualificação profissional/mundo do trabalho: Que mecanismos podem favorecer na qualificação e ingresso as primeiras experiências profissionais? (ProJovem – Mediadora: Cássia; Escola São Pedro – Mediadores: (dia) Cláudia/SMC; (noite) – Samara do Fórum de Aprendizam de PoA; Escola Saint’ Hilaire – Mediadores: (dia) Cláudia/SMC; (noite) – Samara; Data: 10/11 às 14h).

6A relação do jovem com as novas tecnologias (internet, redes sociais, aplicativos eletrônicos, etc): O que essas ferramentas favorecem na vida da juventude e como cada um pode aprimorar para o melhor uso das mesmas? (ProJovem – Mediadora: Ana Cândida; Escola La Salle – Mediadores: João e Gigi; UERGS – Mediadora: Jaciane Costa; Escola Guerreiro Lima – não tem; Data: 07/11às 14h).

7A relação dos jovens com as fronteiras territoriais de cultura e lazer: Que relações podemos construir para qualificar esses espaços no meu bairro Lomba do Pinheiro e demais locais da cidade? (Escola São Pedro – (dia) –Mediador: Breno Ketzer da SMC / noite – não tem; Escola Saint’ Hilaire – (dia) – Mediador: Breno Ketzer da SMC / noite – não tem – Data: 08/11, às 14h).

8Relação dos Jovens com os valores de solidariedade e respeito com o outro (bullyng, autoridades hierárquicas, pluralidade de pensamento, diversidades, religiosidade, gênero, orientação sexual, etc.): Que cada um pode contribuir para um ambiente mais humanizado e tranquilo? (Escola Marai Cristina Chiká – Mediadora:  Regina; Escola Vila Lobos – Mediadoras: Gabriela e Adriana (SMJDH); Escola Guerreiro Lima – Mediadores: Vander e Magda – Data: 07/11, às 14h).

O Evento contará ainda com parcerias do IPDAE, Fábrica de Gaiteiros do CPCA e com possível participação especial do Cantor Borguetinho; POD Samba; e MC Kid, nas atividades culturais.

Será um evento de muita importância para a juventude da região e entre outros parceiros, contará com o apoio, também, do CAR Lomba do Pinheiro e participação de Conselheiros e delegados do OP da Região. Todos são convidados a contribuir para o bom resultado desse seminário!


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário