quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Seminário da Juventude da Lomba do Pinheiro Ganha novo impulso




Na reunião realizada na tarde dessa terça-feira 09/08/2016, no Centro de Promoção para a Criança e o Adolescente (CPCA), o Grupo de Trabalho de organização do I Seminário da Juventude da Região da Lomba do Pinheiro: Sujeitos da Sua História e Construtores da Sua Identidade, junto com representantes da Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), TVE, Direção do CPCA, da Paróquia Santa Clara e a Coordenação da Rede da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro, foram elencados passos importantes para a realização desse evento

Ana Severo, Diretora de Justiça da SJDH e a direção do CPCA (Frei Luciano e Everton) ressaltaram a importância desse seminário e a metodologia pensada. Falam sobre a implantação do POD na Lomba do Pinheiro e o quanto esse evento dialoga sobre a perspectiva desse programa. Entende importante unir esforços para o seminário rumar para os mesmos objetivos.

Após apresentação do projeto do seminário, feito aos presentes por Geovani (Conselheiro Tutelar - CT9 e representante da coordenação de rede da criança e do adolescente), foram debatidas possibilidades da troca da data do evento para novembro/2016, bem como a definição do local do mesmo ser feito no CPCA, onde será estruturado espaço para comportar os participantes.

A estrutura do evento será proporcionada com a parceria governamental do Estado e Município, bem como de empresas da região. Dia 18/08/2016, às 9 horas no CPCA, será realizada uma reunião conjunta, entre o GT e essas secretarias, para traçar detalhes para a organização do mesmo.  

Também já está marcado para o dia 16/08/2016, às 14 horas no CPCA,  a reunião com todas escolas da região, onde será feito o sorteio dos temas que serão debatidos nas escolas pelos alunos, cujo resultado será apresentado no dia do seminário de formas variadas.

 
TEMAS OBJETO DOS DEBATES SÃO OS SEGUINTES:

1Protagonismo dos jovens na criação de novas lideranças, multiplicadores e referências positivas nas suas comunidades;

2Relação dos jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados?

3Relação do Jovem com a Família: Que família é essa? Quais minhas origens? Que valores devem ser fortalecidos na minha família e como isso se reflete na sociedade?

4Relação dos jovens com a cultura de Paz: O que cada jovem pode fazer para construir um mundo menos violento?

5Os Jovens com relação a qualificação profissional/mundo do trabalho: Que mecanismos podem favorecer na qualificação e ingresso as primeiras experiências profissionais?

6A relação do jovem com as novas tecnologias (internet, redes sociais, aplicativos eletrônicos, etc): O que essas ferramentas favorecem na vida da juventude e como cada um pode aprimorar para o melhor uso das mesmas?

7A relação dos jovens com as fronteiras territoriais de cultura e lazer: Que relações podemos construir para qualificar esses espaços no meu bairro Lomba do Pinheiro e demais locais da cidade?

8Relação dos Jovens com os valores de solidariedade e respeito com o outro (bullyng, autoridades hierárquicas, pluralidade de pensamento, diversidades, religiosidade, gênero, orientação sexual, etc.): Que cada um pode contribuir para um ambiente mais humanizado e tranquilo?

Um evento importante requer o esforço de todos par a o bom resultado. Você á convidado para propagar e ajudar nessa proposta.

Francisco Geovani de Sousa
Conselheiro Tutelar do CT9
Membro da Coordenação da Rede da
Criança e do adolescente da Lomba do Pinheiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário