quinta-feira, 14 de julho de 2016

Juventude da Lomba do Pinheiro Debaterá Temas do seu Quotidiano em Seminário





A Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro, organiza um grande seminário, onde a Juventude da Lomba do Pinheiro, a partir dos 12 anos de idade debaterá temas relacionados a sua vida quotidiana, que será realizado em outubro de 2016. Terá como tema: I Seminário para a Juventude da Lomba do Pinheiro: Sujeitos da sua História e construtores da sua Identidade. Que mundo queremos para nós?


O exercício da democracia é um ato protagonizado por diversos atores sociais. Com a juventude não é diferente! O Seu quotidiano se dar através de uma sociedade organizada e heterogênea ou cidadãos comuns que se articulam e se organizam para afirmar direitos básicos da sua existência e visando a sua qualidade de vida, num permanente olhar para um mundo melhor e promissor. É nessa candência que emerge uma juventude em pleno processo de desenvolvimento. 


É imperativo afirmar que a nossa dimensão de mundo ela é igual ou equivalente a nossa dimensão de conhecimento. E é a partir dela que ampliamos os nossos horizontes e os meios que estrategicamente criamos para melhor atingir os nossos objetivos, com êxito.
Nesse contexto é salutar contarmos com uma juventude como potencial agentes sociais, construtoras da sua história e competentes nas suas ações por um mundo cada vez melhor.
 
De acordo com Hamel e Prahalad, competência é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O conceito de competência vai, portanto, além de Competências, Habilidades e Atitude (CHA). Envolve, também, o conceito de integra (manifestação).


A manifestação, portanto, compõe o ato da partilha e a troca de experiências como exercício do aprender. É uma das oportunidades de poder conhecer o contexto de uma realidade dialeticamente. Para Paulo Freire, Não docência sem dissidência, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender (Freire, 1996).


É nesse ambiente que a Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro entende importante construir um Seminário para e com os adolescentes da região, para que os mesmos possam emergir sobre o seu contexto histórico, sujeitos da construção da sua identidade e com um olhar propositivo para a sociedade que deseja habitar.


É fundamental proporcionar à juventude da Lomba do Pinheiro (dos mais variados espaços de atuação e vivência), conhecimento teórico, lúdico e prático, para aprimorar suas intervenções organizativas no bairro e na cidade, bem como no seu caráter pessoal e sujeitos propositivos, e criativos diante das diversidades do mundo contemporâneo.


Para isso, será organizado no decorrer do segundo semestre de 2016 etapas preparatórias, nos espaças coletivos (escolas, instituições e demais segmentos) debates de temas variados concernentes a vida diária da juventude de região da Lomba do Pinheiro, que culminará num grande seminário que ocorrerá em outubro/2016.
 
O mesmo será mediado por integrantes da rede, com contribuição de convidados para palestras e interagido pelos próprios adolescentes do início ao fim evento, empoderando-os de conhecimento para o bom proveito no decorrer de suas vidas.


O temas a serem debatidos pelos mesmos são:
1 – Protagonismo dos jovens na criação de novas lideranças, multiplicadores e referências positivas nas suas comunidades;


2 – Relação dos jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados?


3 – Relação do Jovem com a Família: Que família é essa? Quais minhas origens? Que valores devem ser fortalecidos na minha família e como isso se reflete na sociedade?


4 – Relação dos jovens com a cultura de Paz: O que cada jovem pode fazer para construir um mundo menos violento?


5 – Os Jovens com relação a qualificação profissional/mundo do trabalho: Que mecanismos podem favorecer na qualificação e ingresso as primeiras experiências profissionais?


6 – A relação do jovem com as novas tecnologias (internet, redes sociais, aplicativos eletrônicos, etc): O que essas ferramentas favorecem na vida da juventude e como cada um pode aprimorar para o melhor uso das mesmas?


7 – A relação dos jovens com as fronteiras territoriais de cultura e lazer: Que relações podemos construir para qualificar esses espaços no meu bairro Lomba do Pinheiro e demais locais da cidade?


8 – Relação dos Jovens com os valores de solidariedade e respeito com o outro (bullyng, autoridades hierárquicas, pluralidade de pensamento, diversidades, religiosidade, gênero, orientação sexual, etc.): Que cada um pode contribuir para um ambiente mais humanizado e tranquilo?



Toda a região, a partir das entidades organizadas e demais seguimentos serão envolvidos. O debates ocorrerão de forma organizada, previamente em todas escolas, organizações cujo resultado das reflexões será apresentadas pelos adolescentes indicados para serem apresentados no dia do seminário. Uma ousadia e um importante desafio importante para a saúde intelectual e social da juventude da nossa região. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

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