quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Saneamento Básico e o Meio ambiente: O debate Presente da Lomba do Pinheiro!



Na noite desta quarta-feira (17/02/2016) o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro realizou a primeira reunião do ano, pautando a problemática do Saneamento básico e do meio ambiente, seguindo deliberação do planejamento realizado em dezembro/2015, conforme link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/12/avaliacao-e-planejamento-de-acoes-do.html 

Na ocasião participaram a representante do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), Patricia Rodrigues, o Gestor do CAR/Lomba o senhor Copinaré Acosta, o Pároco da Paróquia Santa Clara o Frei Orestes Sena, acompanhado do Frei João Osmar, bem como várias lideranças de diversas comunidades da Lomba do Pinheiro e Conselheiros do OP da Região.

O tema principal redundou-se acerca do Arroio Taquara, objeto de debate na coordenação do Projeto da Horta Comunitária que encontra-se com agendas voltadas para essa questão. Bem como sobre a orientação da Campanha da Fraternidade que tem como tema de reflexão: “Casa comum, nossa responsabilidade” e com o Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

O debate iniciou-se com a leitura do artigo escrito em maio de 1995 que provocava reflexão sobre a importância da preservação do leito e das margens do Arroio Taquara*¹, seguindo por aprofundamento das propostas a serem desencadeadas pelo DEP, Horta Comunitária, Paróquia Santa Clara , CAR e parceria do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.

Após a reflexão foram apontadas as seguintes reflexões a serem desenvolvidas neste próximo período, a saber:
1 – Criar o Comitê de Gerenciamento do Arroio Taquara e demais arroios da região, tendo como objeto principal o debate acerca da preservação do meio ambiente a partir do Arroio Taquara, bem como sobre a problemática do saneamento básico. A coordenação do processo será desenvolvido pelo projeto da Horta Comunitária, com ajuda do Conselho Popular e parceria da Paróquia Santa Clara e demais segmentos organizados da região.
2 – A partir desta data até 20/03/2016 será desencadeados em todo o território da Lomba do Pinheiro, a organização de debate nas comunidades/entidades sobre a pauta do meio ambiente e saneamento básico da região – O que depende de mim e de nós para melhorar? Os debates tem a seguinte sugestão de roteiro: a) Apresentação dos objetivos dos encontros desse tema; b) Reflexão feita por cada participante sobre os principais aspectos do meio ambiente e saneamento básico no bairro: O que temos e onde estão localizados? Qual importância tem na nossa vida e como manter vivo? Etc.; c) Refletir sobre o papel de cada um para tornar lealidade a preservação desses bens naturais – as águas, a mata nativa; fauna e flora; bem como, onde o poder público pode entrar; e, d) apontar um desafio ou mais a ser atingido como solução; uma meta.

3 – Dia 22/03/2016, realização de um grande ato, já em pauta pelo Horta Comunitária, onde será celebrado o dia das águas. Neste dia s4erá anunciado para os presentes o desenvolvimento e resultado dos debates realizados nas comunidade/instituições a ser passado para o Comitê Gestor da Prefeitura municipal de Porto Alegre. De posse das demandas desses debates as secretarias concernentes ao tema terão até o dia 20/04/2016 para buscar atendê-las, ocasião onde será realizada uma grande audiência pública, sob a coordenação da Horta Comunitária e o Conselho Popular. Serão convidados autoridades do município, entidades envolvidas com mio ambiente e demais seguimentos e moradores da Lomba do Pinheiro.

Dia 01/03/2016 o projeto da Horta Comunitária realizará reunião para aprofundar os encaminhamentos e organizar as pautas seguintes.

(*¹ Artigo escrito em 06/05/1995 por Francisco Geovani de Sousa, presidente, na época, da Associação Comunitária da Vila Santa Helena - ASCOVISAH, com o tema: “Projeto em Defesa do Leito e das Margens do Arroio Taquara – é preciso respeitar, arroio não é valão”)

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário