terça-feira, 10 de novembro de 2015

Defesa do Complexo Integrado da Horta Comunitária, Reuni Atores Sociais!




Na manhã desta terça-feira (10/11/2015), foi realizada no Galpão da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, reunião para debater ações para evitar aprovação de projeto de abertura da Rua 8 da Vila Serra Verde, cruzando por dentro de área onde atualmente é cultivada a referida atividade social, cujo objetivo é chegar à Rua São Paulo e alegação de viabilizar a mobilidade urbana da região.

A reunião com importantes representações de diversas instituições da cidade, tais como: Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), da Câmara de Vereadores de Porto Alegre - representada pelos Vereadores Marcelo Sgarbossa, Vereadora Jussara Cony e representações dos Gabinetes dos vereadores Kevin Grieger e Airton Ferronato; bem como dos gabinetes da Deputada Stela Farias e Edegar Pretto. Também o CAR Lomba do Pinheiro, UFRGS, Centro Agrícola de Desenvolvimento (CAD); Smurb; Mobicidade; SMED, SMS e várias lideranças da Lomba do Pinheiro.

Este projeto do Complexo Integrado da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, que compreende mais que plantas medicinais e verduras, congrega também ações ecológicas de preservação ambiental, como o Arroio Taquara e a mata nativa; promove a educação ambiental para crianças, atores sociais e pessoas da terceira idade, bem como a coesão social a partir de atividades desenvolvidas no Centro Cultural instituído na mesma área.

O projeto sem fundamento, como é o caso da abertura dessa rua, não pode ser aceito pelas autoridades competentes. Não são os técnicos, do alto do seu espaço de trabalho, descolados  e distante da realidade da região, que vão tomar decisão contrariando a vontade majoritária dos moradores da região e demais instituições apoiadoras.

É nesse sentido que dialogam os defensores desse símbolo que se tornou a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, que conforme colocado pelo representante do CAD, o senhor Rudinei, foi iniciada em 2003 - interrompida em 2004 e retomada e atuando novamente de forma exemplar para a cidade.

Todos os presentes são unânimes em não aceitar a aprovação do Gravame em debate no Conselho do Plano Diretor da Capital. Alguns dos argumentos que justificam essa contrariedade da comunidade, são: 1- A referida rua irá causar desapropriação de moradores antigos e não trará qualquer alteração à mobilidade urbana da região (há outras ruas que atendem a essa demanda); 2 - vai alterar área ambiental do Arroio Taquara e consequentemente atingindo o espaço de cultivo da Horta Comunitária, extirpando o projeto em andamento; 3 - Mesmo não passando por dentro do terreno da Horta, os gases poluentes dos automóveis tiram o caráter saudável e orgânico das verduras; 4 - Colocará em risco os usuários da Horta, coso seja aprovada essa rua... etc.

Alguns dos encaminhamentos tirados na reunião: Conselho Popular elaborará documento com assinatura de todas as instituições e representações manifestando-se contra a abertura dessa rua e chamando audiência pública junto com COSMAM e Assembléia Legislativa, onde irá estar presentes o Prefeito de Porto Alegre e demais instituições concernentes ao tema citado; reunião com o Conselho do Plano Diretor, na região para tratar do assunto; COSMAM irá tratar do tema com os seus pares na Câmara de Vereadores; Assembleia Legislativa ira tratar da situação nas comissões pertinentes e continuando a persistência, região irá trabalhar para uma grande paralisação denunciando à cidade esse descaso.

Segundo a representante da Smurb, o processo encontra-se em diligência e estudo do Gravame, mas que não tem aprovação. Diz que o assunto será debatido com o secretário e apresentado à vontade da comunidade.

Breve será comunicado os próximos passos!

Mais informações sobre a Horta, acesse o link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/08/medicina-verde-e-debatido-na-horta.html

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário