domingo, 11 de outubro de 2015

No encerramento, Lideranças Elogiam o Curso de Formação e Clamam por novas Edições






Na tarde deste sábado 10/10/2015, foi realizado o quinto Módulo do curso de formação para lideranças a Lomba do Pinheiro, organizado pelo Conselho Popular. Contou com a participação especial do Professor e escritor Dr. Pedrinho Guareschi, que coroou esse último momento do curso.

O projeto do curso de formação foi elaborado pela coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, sendo aperfeiçoado e dinamizado pelo Grupo de Trabalho constituído para este fim, conforme link’s: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/03/estao-abertas-inscricoes-para-o-curso.html e http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/curso-de-formacao-para-liderancas-do.html.

Foram cinco etapas distribuídas com conteúdo específicos e precedidos pela abertura feita pelo Dr, Jacques Alfonsim, que deu o tom inicial. Contou com vários participantes, o que pode ser visto no link:  http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/excelente-e-triunfante-abertura-do.html.

O interesse pelo curso foi sendo revelado pelos próprios participantes na medida em que era concluído mais um módulo. Nos links a seguir são descritos o sentimento desses momentos: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/participantes-do-curso-de-formacao.html (módulo I); http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/05/segundo-modulo-do-curso-de-formacao.html  (Módulo II).

Os módulos seguintes também entusiasmaram os participantes – contou no Módulo III, com a importante participação do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS Dão Real Pereira dos Santos  e da Professora Rosa Ângela Cheiza, da Faculdade de Ciências Econômica da UFRGS e Sócia do Instituto Justiça Fiscal, que abordaram sobre o tema – Educação Fiscal e Cidadania – Contextualização do Sistema Fiscal no Estado e suas características, compreendendo o sistema para o controle social democrático.

O Módulo IV abordou o tema – O Controle Social e os desafios atuais: debateu o papel dos agentes sociais e dos conselhos frente ao controle social e seu papel, atribuições, competências e ação com o gestor público. Teve a excelente participação da Assistente Social Rosa Castilhos; Mestre e Doutora em Serviço Social e professora do Curso de Serviço Social da UFRGS. Foi mais um momento de importante troca de saberes.

O urso contou com 81 inscritos, com uma média de participação, por módulo de aproximadamente 50 a 60 pessoas. Embora no decorrer do curso tenham transitado 123 pessoas, que em algum momento estiveram em algum dos módulos.

O encerramento foi marcado por momentos de depoimentos dos participantes revelando sua opinião sobre o que assistiu; a fala de Pedrinho Guareschi – sempre muito rica de conteúdo; interação partilhada com troca de mensagens entre os presentes e confraternização.

Asa falas foram unânimes em avaliar como excelente a iniciativa; a dinâmica, o conteúdo e a metodologia foram fundamentais paro o bom resultado desse curso de Formação. O pedido também foi unânime - É importante a reedição de novos cursos de formação.

A coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, ao atender o pedido para a realização deste curso, sente-se com sua missão cumprida e feliz por ter atingido o objetivo proposto. Sobretudo ao Grupo de Trabalho que esteve presente em todos os momentos das atividades. Assim como, também, como a importante parceria do Cemitério Jardim da Paz, ONIBUS e o CPCA que colaboraram para o bom êxito dos encontros.


Francisco Geovani de Sousa 
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário