domingo, 18 de outubro de 2015

Almoço de Acolhimento com Haitianos Marca momento de Integração entre os mesmos




Foi realizado neste domingo, 18/10/2015, o almoço de integração e acolhimento dos migrantes Haitianos residentes na Lomba do Pinheiro, com o objetivo de estabelecer vínculos entre os mesmos para em breve trabalhar estratégias de intervenção social em benefício dos mesmos.

O I Encontro com Migrantes na Lomba do Pinheiro foi organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e contou com importante parceria do Sindicato da Construção Civil (STICC); Paróquia Santa Clara, CAR Lomba do Pinheiro, SAJUR da UFRGS, FASC, SMS, a Rede de Educadores em Museus (REMRS), o Ponto de Memória Lomba do Pinheiro (PMLP) e estiveram presentes mais de 80 pessoas, contando também, no início da atividade, com o Vice prefeito de Porto Alegre.


O evento foi marcado por rápidas entrevistas com os migrantes promovendo ambientação, referenciação no Mapa do Haiti, onde eram identificadas as cidades que pertenciam, integração entre os mesmo - visto que muitos não se conheciam entre si, seguido do almoço servido para todos. 

Ficou combinado com os mesmo a possibilidade de um segundo encontro, onde se contará com mais participantes. Para isso será tirado representações entre os mesmos para ajudar na articulação. Na Lomba do Pinheiro, a partir de uma sondagem feita por lideranças da região, deve contar com cerca de 200 migrantes Haitianos e Senegalês.  

Para avaliação dos organizadores, a atividade superou as expectativas. Mais uma vez o protagonismo da ação coletiva e ativa do Conselho Popular, demarca as iniciativas realizadas na Lomba do Pinheiro em benefício do bem comum. 

Breve será realizada reuniões de desdobramentos e planejamento para continuidade do mapeamento e novas ações. A Coordenação do Conselho Popular agradece todos atores que contribuíram para o sucesso do evento e continuará buscando alternativas estratégicas dirigidas ao tema em tela.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

3 comentários:

  1. Um encontro relevante e que, com certeza, deu início a novas formas de integração e organização para os haitianos no bairro. Só gostaria de acrescentar que estavam presentes na parceria a REMRS - Rede de Educadores em Museus e o PMLP - POnto de Memória Lomba do Pinheiro. Que ativamente participaram deste evento e durante todo o processo de construção nas primeiras visitas, do posterior mapeamento à realização deste almoço. Abraços e obrigada pela parceria a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao conselho popular sempre tão atento às questões que envolvam a sociedade como um todo e sempre atuante no respeito ao ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Queremos contar com todos para ajudar construir os desdobramentos dessas agendas. O desafio feito até aqui mostrou que a sensibilidade do Conselho Popular de fazer frente a essa demanda foi acertada. Registrarei sempre a relevante parceira construída com os segmentos já mencionados e a possibilidade de ampliação. Com certeza, assim, os resultados serão sempre muito bem sucedidos e com êxito. Muito gratificante seus depoimentos Márcia e Liciê!

    ResponderExcluir