quarta-feira, 10 de junho de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE MELHORIAS PARA A MOBILIDADE URBANA DA LOMBA DO PINHEIRO




Na noite dessa terça-feira (09/06/2015, no Ginásio Paroquial Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, foi realizada audiência pública, coordenado pelo deputado Adão Vilaverde da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa, para discutir melhorias para o bairro da Lomba do Pinheiro e arredores – a demanda do prolongamento da Avenida Ipiranga até o Campus da UFRGS.

Além de dezenas de lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro, Partenon, Jardim Carvalho e Viamão, o encontro contou com as seguintes autoridades: Deputado Adão Vilaverde (Presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa);  Alessandro Barcelos (Chefe de Gabinete da Deputada Stela Farias; Pablo Mello (Metroplan);  Jorge Ribeiro (prefeitura de Porto Alegre); Vereadores Carlos Comasseto e Airton Ferronato (Câmara de Vereadores de Porto Alegre); Engenheiro Nilton Ficca Magalhães (prefeitura de Viamão).

O evento iniciou com a fala de Alessandro Barcelos que ressaltou a iniciativa do Conselho Popular, onde a Deputada Stela Farias foi proponente à Comissão Especial para a realização dessa audiência pública.

A coordenação do Conselho Popular contextualizou os motivos da proposta e defendeu a idéia do prolongamento da Avenida Ipiranga através de uma elevada sobre o leito do Arroio Dilúvio, a qual é alinhada com a reflexão feita pelo conjunto das lideranças da região.

Ressalta que tanto a Lomba do Pinheiro, como os moradores do Jardim Universitário, de Viamão, dialogam com a mesma perspectiva de ampliação dessa avenida, porém o Conselho Popular diverge da forma proposta por essa comunidade de Viamão, quem entendem que esse prolongamento deve ser feito via terrestre, aproveitando traçados existentes.

No entendimento das lideranças da Lomba do Pinheiro, essa possibilidade defendida pelo presidente da Associação de Moradores do Jardim Universitário, Jessé Sangali, apresenta três dificuldades nessa proposta: 1 – ela mexeria com o solo e desmatamento e com isso trazendo impacto ambiental e manifestação de ambientalistas; 2 – entraria na área da universidade, causando emperramentos burocráticos; e 3 – por ser uma área pantanosa devido os constantes alagamentos da Barragem da Lomba do Sabão, poderia inviabilizar o tráfego em momentos de enxurradas.

O modelo pela ponte seguiria por cima do leito do Arroio Dilúvio, suspenso por uma ponte, cujos pilares da mesma seriam fincados dentro dos limites de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura; (Redação dada pela Lei nº 7.803 de 18.7.1989) e com isso não afetando a área da UFRGS.

Desse modo se estenderia no percurso compreendido entre a Av. Antonio de Carvalho até o Campus do Vale ou divisa com Viamão, não causando impacto ambiental. O trecho debatido beneficiará aos moradores de Viamão, Lomba do Pinheiro e dialogaria com as necessidades de Porto Alegre.

O debate contou com mais de 300 pessoas e foi seguido de importantes falas dos presentes. Como encaminhamentos da audiência pública ficaram aprovados os seguintes pontos:  
1 – Viabilizar um encontro com a direção da UFRGS para alinhar alternativas, conforme estudo técnico da Metroplan; 2 – Realização de uma audiência Pública coordenada pala Cuthab (Câmara de Vereadores de Porto Alegre) para tratar do plano de mobilidade urbana municipal, onde será incluído o debate do prolongamento da Ipiranga; e 3 – Inserir no relatório final da Comissão Especial da Assembléia Legislativa, o pleito dessa demanda a ser entregue às três esferas de poder: governo do Estado; prefeitura municipal e Ministério das Cidades.

Veja matéria no link: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/audiencia-publica-discute-melhorias-no-bairro-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre/4241935/


O Conselho Popular continuará vigilante ao desdobramento dessa demanda, por entender de extrema relevância para a qualidade de vida dos moradores da região.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário:

  1. Parabéns pela plenária. Somente com a participação em massa da nossa comunidade obteremos sucesso nas ações de melhorias da nossa querida Lomba do Pinheiro.

    ResponderExcluir