terça-feira, 19 de maio de 2015

OS EFEITOS DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DA LOMBA DO PINHEIRO


E assim é a evolução dos processos do desenvolvimento de um bairro que dorme com uma população e acorda com outra: A Lomba do Pinheiro! Até meados do século XX a região era apenas uma fornecedora de leite e hortifrutigranjeiros, e com esparsas propriedades.

Além disso, é importante frisar que o seu importante lago - popularmente conhecido por Barragem da Lomba do Sabão, fornecia água límpida para boa parte da cidade de Porto Alegre, chegando até as proximidades do chafariz da Matriz.

A então Barragem e o Parque S'aint Hilaire, seus dois importantes símbolos de uma região tomada por sua adversidade ambiental. Ela, construída em 1951. E Ele, obtém seu nome através do Imperador Dom Pedro II, em homenagem ao naturalista francês Augustim François S'aint Hilaire, que escreveu sobre a natureza e costumes do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Foi em 1945, que a Companhia Hidráulica de Porto Alegre vende para a prefeitura a área de 1300 hectares. Sendo em 1947, a criação do Parque e administração do DMAE. Criação do Horto e da plantação de eucaliptos para combustíveis das máquinas a vapor. Nele, está as nascentes do Arroio Dilúvio.

Em 1948, a Lomba do Pinheiro vocacionalmente, abastecia Porto Alegre com verduras, frutas, ovos embalados em palas de milho, e hortifrutigranjeiros . Em geral vendidos no centro da cidade.

Nessa época a região contava com algumas centenas de pessoas e os recursos para estes moradores eram escassos. A economia era de sobsistência, e os "secos e molhados" adquiriam outros produtos no Mercado da cidade. Tinha ainda, outra fonte de renda muito importante: os tambos de leite e as plantações de aipim e batata doce.

No final da década de 50, conta apenas com 4.000 habitantes. No entanto, não havia urbanização alguma: água de poço ou sanga, luz de lampião, ônibus três vezes ao dia e os acessos eram precários. O meio de transporte mais comum eram as carretas e as carroças; a via principal - Estrada das Tiriricas, segundo registros feitos pela Historiadora Tavama Nunes dos Santos.

A região era dividia entre poucos herdeiros (os Remião, os Vicente, os Bitencourt e os Silva), cujas propriedades tinham "baixa" produtividade. Somente a partir da década de 1970 é que surgem a proliferação de vários loteamentos e de forma clandestina.

Os proprietários, nessa época, se deram conta, de que a terra parada era "perda de dinheiro". Passaram  a ofertar terras baratas para trabalhadores oriundos do campo ou da cidade, na certeza que seria um "bom negócio", cujas vendas iniciais, dos lotes, se davam "a caderno".

Com os "loteamentos", surgiram as primeiras vilas, sendo de lá para cá, a região da cidade que mais concentra loteamentos clandestinos ou irregulares até hoje! Em 1952, se tem a inauguração da primeira Escola: a Rafaela Remião. Em 1956, a primeira Igreja: Nossa Senhora de Fátima, na parada 6.

Nessa época já se tem registros de várias reivindicações para melhorias, cujo destaque principal era a luta pelo transporte, iluminação e o abastecimento d'água. Surge, em 1956, a fundação da primeira Associação de Moradores da Lomba, fundada pela Vila São Francisco na parada três. Posteriormente, as Vilas São Pedro e Panorama (na época, estas duas últimas, pertencentes ao município de Viamão).

Em 1958, é fundada a Vila Triangulo Esmeralda pela "Loteadora Renascença" e a Escola La Salle, em 1981.

A história de organização desse bairro da cidade é antiga e muito pujante. A cada loteamento que crescia, mais eram as dificuldades enfrentadas pelos novos moradores, pela distância das comunidades.

Nesse contexto, cada nova Associação de Moradores, teve um papel importantíssimo para a sua comunidade e foi nessa união que se conquistaram os maiores benefícios.

Para dar envergadura e empoderamento a essas instituições, em 1981, forma-se a União de Vilas da Lomba do Pinheiro. Tem como protagonismo, a histórica luta que resulta na unificação do preço da passagem na cidade de Porto Alegre. A mesma tem sua trajetória até 1992, quando é fundado o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, principal articulador das lutas globais da região, na atualidade.

Na região, a vinda da ordem franciscana em especial, contribuiu de forma fundamental para as CEB's, as Pastorais da Criança, do Migrante, Pastoral Operária, clubes de mães, o vinculo e apoio importante nas lutas reivindicatórias das comunidades por direitos básicos. Em 1979, ocorre a fundação do CPM, atualmente denominado: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), local onde o Conselho Popular se reúne desde a sua fundação.

A história segue. Muitas outras vilas passaram a existir. No momento, novos lotemanetos estão em construção (cerca de onze) e a população, segundo dados oficiais, oscilam ente 50 a 60 mil moradores, porem estimado por quem mora no bairro, possuir mais de 80 mil habitantes.

Os problemas existentes também se multiplicaram. Os serviços públicos existentes já não dão conta da realidade demandada pela população. O transporte coletivo é precário, as escolas não contemplam vagas para quem necessitam, a saúde ainda em processo de adaptação à realidade, a segurança publica pouco melhorou. Em fim, exigindo muita determinação de seus agentes sociais no momento.

Redunda aqui a reflexão acerca da MOBILIDADE URBANA, pauta instigante do momento. Esse problema se espalha na continência do crescente volume de veículo, nas parcas e precárias vias urbanas existentes, por deficiência de um transporte público de qualidade, num bairro que conta apenas com uma via e saída principal, para o deslocamento aos demais bairros da cidade.

É nesse ponto que o Conselho Popular vem investindo energias para conscientizar o conjunto das autoridades e demais lideranças da cidade, para o caos em que se avizinha aos moradores da região. A população caminha para um sitiamento caso o poder público não tome imediata providência à essa realidade.

A Extensão da Avenida Ipiranga até o Campus da UFRGS, é a alternativa apresentada para estudo. Essa demanda foi apontada e protocolada ao prefeito de Porto Alegre, desde abril de 2011. Situação quem vem ganhando repercussão, mas necessitando melhor sensibilidade pelo poder público e as autoridades.


Dia 25/05/2015, o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, convoca reunião com vários segmentos da cidade, lideranças da Zona Leste, Restinga, Viamão e Lideranças da Lomba do Pinheiro, para debater, aprofundar e tirar encaminhamentos para uma grande audiência Pública, a ser realizada, dia 09/06/2015, com autoridades e a população em geral.

O engajamento de todos e todas é fundamental nessa importante ação, para a melhoria da vida dos moradores da região. Portante se agendem e ajudem a divulgar!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário