sábado, 6 de dezembro de 2014

Orçamento Participativo da Lomba do Pinheiro: Estagnação ou Decadência de um Cliclo?



Após realização da posse dos novos Conselheiros e Delegados do Orçamento Participativo de Porto Alegre, ocorrida em 22 de novembro de 2014, foi agendado para a tarde deste sábado (06/12/2014) a primeira reunião do FROP da Lomba do Pinheiro.

Sem organização e metodologia de coordenação, a mesma transcorreu com grande grito de insatisfação dos presentes, que reclamaram a falta de transparência no processo de indicação na escolha dos delegados nas instituições, questionaram a falta de fidelidade nos números de participantes das diversas comunidades, além da situação está virando caso de polícia devido ao sumiço da documentação (atas e listas de presenças das reuniões), que ninguém sabe dizer onde se encontram.

É lamentável situação como essa ocorrer em  uma das regiões da cidade, onde a participação popular é vista como exemplo. O encontro só durou até a conclusão dos informes,deixando frustados/as todos/as que ali estiveram. O único encaminhamento foi a tirada de nova data para se avançar nos objetivos do FROP.

O Orçamento Participativo completou 25 anos de existência na capital Gaucha. Na posse do dia 26/11/2014 o prefeito elogiou a vitalidade desse processo e ressaltou o grande numero de participantes, nas plenárias  deste ano. O mesmo tem cumprido importante papel no exercício da cidadania, porém , ou se renova a dinâmica da escolha dos seus quadros (conselheiros e delegados) ou está fadado a decadência ou sua estagnação.

O atual regimento interno é obsoleto e limitado na forma de escolha dos seus Conselheiros. Não proporciona a renovação. Um dos critérios para concorrer a uma chapa é de ter pelo menos 2 anos de participação assídua nas reuniões do FROP. Logo, dessa maneira engessa a possibilidade de novas lideranças se engajarem, principalmente jovens.

Para quem assistiu a posse dos NOVOS Conselheiros pode-se observar que os mesmos, majoritariamente, são lideranças que vem reversando o COP desde a década dos anos 1990. Que, sem nenhum desmerecente aos valorosos abnegados dessa tarefa, não se abre possibilidades para renovação na dinâmica.

É importantíssimo se rever alguns pontos para não tornar esse importante instrumento de organização e participação popular, num mero espaço de correlação de forças e nem cair no descrédito e estagnação. É preciso um permanente processo de formação aos seus integrantes; bem como alteração do Regimento Interno -  no quesito critérios de escolha dos (as) Conselheiros (as), onde se possibilite no minimo, em cada chapa 50% de lideranças novas e/ou composta (obrigatoriamente) por jovens entre 18 e 29 anos.

Na Lomba do Pinheiro, é urgente o redirecionamento conceitual desse processo. Se as reuniões continuarem com a metodologia utilizada na reunião desta tarde, é lamentável, mas o futuro do FROP da região é incerto.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Foi com muita tristeza que que participei deste último Frop.Denúncias de desaparecimento de documentos,lideranças tendo seus lares e a segurança de sua familia ameaçadas,realização de eventos no mesmo horário do Frop,são inaceitáveis. Nada contra eventos,mas eles tem se adequarem aos nossos horários e não o contrário. Lamentável que lideranças jurásticas não queiram que a juventude assuma seu protagonismo,pois esta transformação faz parte do processo. Nós.os mais "veteranos" seriamos consultados e com nossa experiência,caso queiram,poderíamos ajudar ou não.,mas uma coisa é certa,tomar alguma decisão,antes que seja tarde demais. Sérgio do Mangue Seco.

    ResponderExcluir
  2. O mais grave é que a Coordenadora do OP da Lomba não aparece no Centro Administrativo para nos orientar a mais de um mes, sendo que nós contribuintes pagamos R$ 4.600,00 por mes a essa representante de um dos partido da base aliada por desentendimento com outro partido da base do Governo. Como fica a situação Prefeito Fortunatti?

    ResponderExcluir