domingo, 23 de novembro de 2014

REFORMA POLÍTICA: O DEBATE NECESSÁRIO!

A sociedade brasileira vivi uma conjuntura extremamente complexa com o seu sistema político. É convidada a se engajar em temas que refletem a importante necessidade de todos e todas na atenção e a apropriação dos conteúdos, para um posição e manifestação coerente,

Não é de bom tom sermos conduzidos pelos interesses da mídia, que espalha a seu bel prazer, opiniões alicerçadas pelo senso comum, sem o menor zelo com a verdadeira coerência com a verdade.

É fundamental deixar de lado o nosso olhar superficial como se só conseguiremos enxergar do horizonte da ponta dos pelos de um coelho, sem o necessário mergulho até o couro cabeludo e chegar a raiz do problema. É preciso nos municiarmos de conhecimento e observar de fato o que é mais importante para o conjunto da população.

Nos educaram a sermos alheios aos temas que movem as decisões politicas do país, dizendo que não devíamos discutir "politica, futebol ou religião". É nesse acalento falso que muitos se aproveitam da alienação dos desinformados para colherem seus interesse particulares.

O que se denota é que quanto mais omissos aos conhecimento, mais orgulhosos ficam em dizerem que são a partidários e que não gostam de política, sendo que é nesse ambiente que se tomam decisões sobre a vida econômica e social de todos (as),

E assim, em geral, esses que não gostam de política, terminam por serem vulneráveis as propostas fáceis ou vendem seus votos em troca de favores em momentos eleitorais e logo ali, por não fazerem sua escolhas responsáveis, reclamam dos seus representeantes.

Esse sistema política atual e nefasto de escolha dos (as) nossos (as) representantes, está falido. Não é atoa, que nos últimos anos, essa é uma das REFORMAS que está caindo de madura para acontecer  A REFORMA POLITICA!

Os movimento sociais, populares tem, de forma muito exemplar, se debruçado cotidianamente insistindo na adesão de toda sociedade brasileira para se envolverem nesse tema. Para ilustrar, em setembro/14, foi promovido o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Político, organizado por 477 organizações de todo Brasil.

A constatação é que mais de 7 milhões de brasileiros querem uma constituinte exclusiva parra uma REFORMA POLÍTICA no país. O resultado desse plebiscito extraio das urnas, espalhadas por essas entidades, somou mais de 6 milhões de votos em todo país, e outros 1,74 milhões votaram pela internet.

Cada vez mais é necessário o engajamento de todos. Não da pra ficar de expectador e nem se pautando pelos tele-jornais que mais deseducam do que emitem a verdade. É um assunto para ser debatido com o vizinho, no clube de futebol, nas Associações de Moradores, nos Conselhos Populares, nos parlamentos, em todos os lugares, Diz respeito a vida de cada um e cada uma.

É importante saber que já existem várias frentes promovendo esse debate. Nos sindicatos, segmentos dos movimentos sociais, e na Assembléia Legislativa do RS, por exemplo, foi criada pela Deputada Estadual Stela Faria, a Frente Parlamentar em Defesa do Plebiscito da Reforma Política. A mesma vem promovendo importantes atividades na capital Gaúcha e no Estado, incentivado todos (as) a se engajarem sobre o assunto.

A exemplo disso, cito a realização do GRANE EXPEDIENTE que se realizará dia 25/11/2014, às 14h, na Assembléia Legislativa, proposta pela Deputada. É um evento muito importante e convidamos todos (as) a participarem. Para a Deputada Stela Farias: "Não podemos conceber um país independente, livre e soberano sem uma democracia sólida e sem sistemas públicos de tomada de decisões. Nosso desafio é criar mecanismos para que o diálogo possa construir efetivamente uma democracia justa".

Esse é um tema que o Conselho popular da Lomba do Pinheiro não exitará em aprofundar, por entender a relevância para o futuro do país. CONVIDAMOS TODOS (AS) para participarem desse evento. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário