terça-feira, 3 de maio de 2011

Conselho Popular Participa de Reunião na Câmara de Vereadores Para Debater Demandas de Educação da Lomba






Na tarde dessa terça-feiria (03/05/2011), a coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro participou de reunião a convite da Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon.


A mesma tinha por objetivo discutir as demandas concernentes aos problemas da educação na região Lomba do Pinheiro, apontadas na reunião do dia 25/04/2011, ao prefeito de Porto Alegre, sobretudo a insuficiência de vagas escolares para o Ensino Fundamental, Médio e Educação Infantil.


Na reunião, também estiveram presentes a Secretária Cleci (SMED); representante da Secretaria de Educação do Estado (SEC); Brigada Militar; Diretoras das escolas: Saint Hilaire; Rafaela Remião e Eva Caminatti; representante do CPERGS Sindicato; bem como Maristela e Gilmar do CDS Lomba do Pinheiro.


Na ocasião foram ratificados os problemas elecandos pelas representantes das escolas, bem como foi levantado as questões referentes as escolas Tereza de Noronha e Maria Cristina Chika.


A secretária Cleci (SMED), relata respostas tiradas a partir do documento encaminhado pelo Conselho Popular. Afirma que na Quinta do Portal será providenciado a construção de uma escola para 1200 alunos, com a contra partida da Bolhonese; bem como a construção de mais três creches de Educação Infantil e uma Escola Municipal de Educação Infantil. Sendo essas com recursos do Orçamento Participativo já hierarquizadas pela região.


Com relação ao Ensino Médio, será realizado um nova reunião, com data prevista para o dia 10/05/2011. A mesma contará com a participação da SEC e SEMED para se estudar a viabilidade de parceria entre munícipio e estado, para estudar possibilidade de escolas da rede estadual e municipal ceda os espaços no turno da noite e conceder vagas para o Ensino Médio, na região. A SEMD se propõe garantir as escolas e sugere ao Estado proporcionar os professores.


Também foi proposto encaminhamento sobre o transporte escolar das escolas Eva Caminatti; Vila Lobos; Rafaela Remião e Onofre Pires, ou seja, uma reunião a ser realizada entre secretarias de educação; Brigada Militar, Onibus, Câmara de Vereadores e comunidade. A data será anunciada.


O Conselho Popular contiurará monitorando os pontos levantados na pauta de revindicações entregue ao prefeito e demais autoridades, bem como, convida a comunidade em geral para ajudar na pressão por melhorias na região.



Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Olá Geovani, sei que não é o tema deste post, mas gostaria de saber se referente ao transporte público já lhes foi dado alguma posição, pois é claro a todos que no horário de pico da tarde a quantidade de linhas é insuficiente. É desumano o trato com o trabalhador ao final de um dia de trabalho... Quanto a estas questões da educação, fico muito contente de estarem pensando em melhorias, pois como sabemos, a educação é a base de tudo! Mais uma vez, parabéns para todas as pessoas envolvidas nas causas da nossa comunidade! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sobre o transporte, tal qual estamos fazendo sobre a educação, iremos realizar uma reunião específica para tratarmos sobre as questões que entendrmos ser peocupantes, conforme você comenta. Materemos infomados!!
    Um abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir