terça-feira, 21 de novembro de 2017

Nos próximos dias 23, 24 e 25 a Realidade Urbana das Periferias, das Regiões Metropolitanas, Será Debatida no Seminário Internacional da Rede FALP





Ocorrerá nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2017, o grande Seminário Internacional da Rede FALP (Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia), que tem como hospedes a cidade de Porto Alegre, onde  dia 23/11/2017 sediará seminário no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e nos dias 24 e 25/11/17, na cidade de São Leopoldo/RS, onde será dado sequência ao restante da programação. O evento terá como tema: "Alternativas Sustentáveis e Solidárias para um Mundo em Crise".

Para participar do evento acesse a ficha de inscrição atreves do link:  bit.ly/2jnGTU7 . Será um momento muito importante de trocas de experiências, cuja programação pode ser conferida pelo link: https://falp2017.wordpress.com/,  https://www.facebook.com/events/406451143105655/

Durante o evento, estarão presentes autoridades de países latinos americanos, europeus, africanos e asiáticos, debatendo e refletindo temas como cultura, Protagonismo das Mulheres, Juventude, Alternativas em Tempo de Crise, Direito à Cidade e Moradia Popular, Tratados e Irmandade entre São Leopoldo e Cidade Africanas, Imigrações, Desafios das Cidades Metropolitanas, Culturas de Periferias, Desafios Ambientais entre outras temáticas organizadas em oficinas pelas secretarias da Prefeitura de São Leopoldo.

E, como bem destaca a Deputada Estadual/RS Stela Farias, "a criação do FALP há mais de uma década e a intensa troca de experiência possibilitada pelo contato de gestores públicos, lideranças comunitárias e estudiosos do tema da urbanidade, tem sido muito positiva. Há muitas peculiaridades nas cidades no entorno das grandes metrópoles, que precisam ser consideradas, para, por exemplo, se pensar políticas públicas específicas".   

A história do FALP resulta das dinâmicas e debates estabelecidos em 2002 durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, a partir de uma necessidade das cidades de periferia se articularem para tratar dos problemas em comum dos municípios que vivem às margens das grandes metrópoles.

Em 2003, ocasião em que a Deputada Stela Farias era prefeita da cidade de Alvorada (região metropolitana de Porto Alegre), sendo uma das fundadoras do movimento, o mesmo foi criado oficialmente no 3º Fórum Social Mundial. Atualmente, a Rede FALP é coordenada pela prefeitura de Nanterree e liga cerca de 250 autoridades locais de 32 países em debates  sobre políticas públicas para a periferia.

Diante do retorno de políticas neoliberais responsáveis por agravar as desigualdades no mundo, o FALP adquire uma importância impar, como grande espaço mundial de resistência e construção de alternativas, onde o Brasil, a partir do Rio Grande do Sul, tem seu espaço e protagonismo garantidos!  

A primeira edição do Fórum foi em 2006, na cidade de Nanterre, na França e discutiu o tema: "Um outro olhar sobre a metrópole desde as periferias". Já em 2010, em Getefe na Espanha, as autoridades locais de periferia elaboraram e afirmaram um "compromisso político comum" expressando valores ambições, ideais e convicções para Monteirópolis solidárias.

Na sequencia, em 2011, foi a vez da cidade de Pikine (Senegal) sediar uma Assembléia Internacional para reafirmar a necessidade de políticas locais, ambientais e de desenvolvimento sustentável para as cidades periféricas da África e de todo Planeta. No ano de 2013, foi realizado o III FALP, na cidade de Canoas no Estado do Rio Grande do Sul.

Nesse ambiente e com vontade de continuar fazer ouvir a voz das cidades de periferias é que a cidade de São Leopoldo em parceria com a Rede FALP, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Municípios e a Prefeitura de Nanterre, promoverá o próximo encontro na cidade de São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

Em 28 de setembro de 2017, em São Leopoldo foi o lançamento do Seminário da Rede FALP, cuja a programação se estenderá no decorrer desta semana (nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 1017).  O evento de lançamento contou com a presença do coordenador da rede, o francês Djamel Sandid, de Nanterre; o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad; o prefeito Ary VAnazzi, secretários municipais, vereadores e o presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual Adão Pretto. 

O encontro ocorre num cenário difícil de tensões, de crise política, social e financeira através do mundo. É o momento de levar a voz das cidades, dos habitantes de vários lugares, para resistir e construir metrópoles policêntricas, solidárias, sustentáveis e democráticas.

Nesse contexto, este Seminário Internacional vem como um meio importante de reflexão mundial incidindo na discussão, debate e prospecção de novas possibilidades e alternativas para este delicado cenário atual. O encontro se coloca também, como uma das alternativas preparatórias ao IV Encontro FALP, que será sediado na cidade de Nanterre, na França. 

PROGRAME-SE E PARTICIPE: dia 23/11/2017, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre - Capital do Estado do Rio Grande do Sul e nos dias 24 e 25/11/2017, em São Leopoldo - Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme a programação acima citada.


Divulgação publicada, a pedido:
Deputada Estadual, Stela Farias
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário