terça-feira, 29 de agosto de 2017

Foi um Exemplo de Atividade o Seminário de Educação Popular sobre o Legado de Paulo Freire, ocorrido na Lomba do Pinheiro!



Construir atividades de relevância social é um protagonismo que só favorece aos deliberadamente interessados. Além disso, é um instrumento essencial que amplia a dimensão de mundo, aos que, a partir da ampliação da absorvição de novos conhecimentos, constituem uma visão crítica diante da conjuntura presente. 

Foi nesse sentido que centenas de pessoas se dispuseram participar desse importante seminário, que debateu o legado do Mestre Paulo Freire, que muito nos contribuiu com os seus ensinamentos.
    
O mesmo aconteceu no CPCA e na EMEF Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, neste final de semana, dias 25 e 26, o Seminário de Educação Popular: Crianças, Jovens e Adultos e o legado de Paulo Freire. A atividade foi auto-organizada pelo coletivo de Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da Lomba (Afonso Guerreiro Lima, Heitor Villa Lobos, Saint Hilaire e São Pedro). 

A atividade contou com o apoio do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, do SIMPA – Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, da ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre e do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis.

Na oportunidade os cerca de 300 educadores participantes puderam debater a conjuntura educacional, os desafios na defesa da escola pública e popular, com destaque para as  especificidades e a defesa da Educação de Jovens e Adultos. O mote do encontro foi os 20 anos da morte do educador pernambucano Paulo Freire, uma referência do pensamento crítico, dialógico e progressista.

A atividade ainda contou, além de apresentações culturais como o Coral da EMEF São Pedro e a Percussão da EMEF Guerreiro, com mesas com mais de 40 relatos de experiência de educadores e 30 instituições representadas, o que evidenciou a necessidade de formação dos educadores, completamente abandonada pela SMED.

Segundo Marco Mello, professor de filosofia e coordenador da EJA da EMEF Saint Hilaire, e um dos integrantes da Comissão organizadora, o evento foi um sucesso, com grandes momentos nos debates, atividades culturais, integração entre os participantes e partilha de práticas dos professores:

“Nossa atividade demonstrou grande capacidade de unidade das escolas e articulação com o movimento popular da região e com as nossas ferramentas de luta, o SIMPA e a ATEMPA. Em 2018 faremos um novo encontro, ainda maior e vamos ainda realizar uma publicação do encontro. Precisamos cada vez mais re-ler, re-aprender e re-inventar Paulo Freire para construir e manter de pé a escola pública popular frente aos ataques que vimos sofrendo”. 

Parabéns a Comissão organizadora e aos educadores da lomba, que deram um exemplo de disposição de luta e de organização. O Conselho Popular certamente estará ao lado de novas iniciativas como esta.  


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário