terça-feira, 29 de agosto de 2017

O desmonte da EJA provoca Importante Iniciativa com a Constituição de Uma Frente Parlamentar instalada em Audiência Pública na Assembléia Legislativa Gaúcha




Ocorreu na noite desta segunda-feira, 28/08/2017, sob a coordenação da Deputada Estadual Stela Farias, uma importante audiência pública, com o objetivo de debater sobre o desmonte da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja postura dos governos vem trazendo prejuízo a centenas de alunos.

Com o Plenarinho da Assembleia Legislativa lotado por estudantes, professores, reitores de institutos federais e lideranças sociais e políticas, foi criado nessa noite, a Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Jovens e Adultos, onde também ocorreu o debate sobre os dez anos do Proeja.

Essa Frente Parlamentar tem o objetivo de apoiar e fortalecer o ensino de jovens e adultos que sofrem com os deletérios cortes de recursos do orçamento público, protagonizado pelo Governo Federal e em igual medida, também sacrificado pelo governo municipal da Capital Gaúcha. 

Na ocasião foi proposto a criação de um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes do Instituto Federal da Ufrgs, da Comissão Nacional do EJA, servidores, estudantes e professores para organizar e realizar audiências públicas nas mais variadas regiões dos IFs do Estado, bem como em outros locais de interesse ao tema.

A mobilização é a alma para resistir ao danoso desmonte de políticas tão essenciais para a sociedade como é o caso da EJA. É essencial uma ampla articulação para organizar caravana em direção à Brasília e pressionar o Ministério da Educação para manter os orçamentos da EJA e do Proeja, forçando o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, que determinam o aumento das matrículas.

A EJA é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país e é destinada àqueles que não tiveram a oportunidade de continuidade dos seus estudos na sua idade apropriada, bem como possibilita a redução do analfabetismo na sociedade brasileira.

Somente em Porto Alegre, 35 mil pessoas acima de 15 anos de idade não sabem ler e escrever, cerca de 3% da população. No Brasil, este percentual chega a casa de 8,7% de toda a população, equivalente a 13 milhões de pessoas. Portanto, grave essa postura dos governos. 

Os impactos do desmonte da EJA na sociedade pode ser medidos não só no acesso ao mercado de trabalho ou no Ensino Superior, mas principalmente na redução da violência e da criminalidade que reside e assusta milhões brasileiros.

Por isso, a criação desta Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Jovens e Adultos é urgente e essencial, para poder resistir mais esse desmonte das políticas públicas nos três níveis de governos. A mesma pretende percorrer desde de bairros das regiões de Porto Alegre até os mais longínquos contos do Estado Gaúcho. 

Todos podem desde já organizar o seu debate e buscar apoio na coordenação desse Frente, na Assembleia Legislativa, através do Gabinete da Deputada Stela Farias. Construir alternativas coletivas e benefício de todos, é o desafio de todos os comprometidos com uma sociedade mais justa e fraterna.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário