sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Legado de Paulo Freire é Debatido Por Educadores e Lideranças na Lomba do Pinheiro





Lomba do Pinheiro sedia na noite desta sexta-feira, 25/08/2017 o primeiro Seminário de Educação Popular: Crianças, Jovens e Adultos e o Legado de Paulo Freire, cuja abertura e o primeiro debate ocorreu no auditório do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA). O mesmo terá continuidade nesse dia 26/08/2017, na EMEF Afonso Guerreiro Lima, com apresentação de trabalhos temáticos.

A iniciativa é do Coletivo de Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da região da Lomba do Pinheiro e conta com o apoio da ATEMPA; SIMPA, do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e do CPCA, cuja abertura do evento foi realizada  por seus representantes, bem como a importante apresentação musical de alunos da EMEF Guerreiro Lima.

Com uma ampla adesão de interessados, o seminário conta com mais de 200 inscritos incluindo professores das escolas da região, lideranças e demais militantes sociais da Capital Gaucha. Num tempo cuja conjuntura desafia a pedagogia do ensinar e do aprender, debater o legado político-pedagógico de Paulo Freire, é mais que necessário e importante se debruçar em novas perspectivas da concepção de uma educação crítica, dialógica e contra-hegemônica, nos decorridos 20 anos de sua morte.

O evento  contou nesta noite inicial com as palestras de Isabela Camini (do IEJC/MST/Via Campesina); Alexandre Silva Virgínio (IFCH/UFRGS); e, de Monica de La Fare (NEJA/PUC-RS). Nas suas exposições de conhecimento abordaram aspectos dos ensinamentos do Mestre Freire, onde a Educação Popular protagoniza a troca de saberes entre o docente e discente, como um importante método pedagógico - "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".

Nesse exercício, o papel do Educador tem um valor significativo na sociedade do qual é merecedor de valorização. Construir conhecimento para a próxima geração no contexto social da atual conjuntura, é romper um ciclo futuro com menos cidadãos com massa crítica menos alienados socialmente, e mais sujeitos da sua história, propositivos e protagonista de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

A iniciativa das direções da Escolas municipais da Lomba do Pinheiro, já é merecedora de parabéns por essa importante iniciativa e pela ousadia em propor um debate de elevada qualidade. Proporcionar conhecimentos é ampliar a dimensão de mundo e tomada de posição de quem neste evento participa, Nesse sábado o evento continua!


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário