terça-feira, 4 de julho de 2017

Lideranças da Lomba do Pinheiro Debateu os Impactos do Crescimento da Regão e os Rumos do OP em Porto Alegre





Ocorreu nas noites do dia 28 e 29 de junho de 20017, um importante seminário organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, com apoio do OP da Lomba do Pinheiro, Plano Diretor, Fórum de Segurança, Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro, Paróquia Santa Clara, CPCA, Uergs, Simpa, Sindespe, com o tema: Os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro, e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo de Porto Alegre.

O evento contou com participação de lideranças de todas as comunidades da Lomba do Pinheiro, de outros bairros da cidade e até da regão Metropolitana. Tando os debates da primeira noite como da segunda, foram de muita riqueza de conteúdo, onde os paleteantes foram brilhantes na exposição do assunto.  A programação, palestrantes e perfil dos participantes podem ser conferido no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2017/06/inscricoes-para-o-seminario-sobre-os.html.

O seminário, buscou alertar aos presentes e à cidade o quanto essa radiografia demográfica tem alterado o cotidiano milhares de moradores do bairro, cuja geografia demanda serviços para cidades de médio porte, no Estado a fora, no entanto as precariedades de políticas públicas tem afetado cada vez mais os que aqui residem, pois mesmo com a chegada de centenas de novos moradores, os serviços de atendimento à população mantem-se praticamente os mesmos. 

As consequências desse crescimento desenfreado foi muito bem aprofundado pelos palestrantes e refletido pelos participantes. É necessário um olhar vigilante sobre os movimentos de aprovação de novos empreendimentos no Conselho do Plano Diretor e sobretudo no processo desenvolvido pela Lei Consorciada, que prevê a deliberação de contra partidas em cada empreendimento implantado na região, afastando os riscos de "impactos de vizinhança". 

O Debate sobre o Orçamento Participativo, trouxe elementos do contexto histórico da sua implantação, modificações ocorridas no decorrer dos anos, tais como mudanças no Regimento Interno que proporcionou a pouca renovação de Conselheiros, a nômade-participação com inchaços em plenárias regionais do OP dando falsa conotação de público, proporcionando eleições artificiais de novos Conselheiros. 

No contraponto desse tema foi ponderado o atraso de execução das demandas e sobre as necessidades, conforme trazido pelo Secretário Adjunto Carlos Siege, de priorizar essas demandas e detrimento de hierarquização de novas obras. Os dois temas propostos para o seminário, foram de muita relevância e o conteúdo trazido, de muito proveito e esclarecedor aos inscritos ao evento.

O público presente, junto com os palestrantes protagonizaram um grande evento e necessário para o desenvolver de um olhar atento para o contexto da região da Lomba do Pinheiro. Principalmente para subsidiar de conhecimento as lideranças da região visando um melhor planejamento de ações que beneficie o desenvolvimento do bairro como um todo. 

O evento que contou com importantes parcerias acima relacionadas, teve a certificação dos inscritos e presentes nos dois dias consecutivos, emitido pela Uergs como Extensão Universitária. Também foi feito homenagem aos ex-conselheiros do OP, localizados e presentes na segunda noite. O Seminário teve uma importante repercussão, reconhecimento e ótima avaliação pelos participantes.

Sem dúvida, é mais uma importante inciativa organizada pelo Conselho Popular juntamente com os demais seguimentos organizados da região, que demonstra a permanente preocupação com a qualidade vida os habitantes do Bairro em geral.

Parabéns aos que ajudaram organizar, os que não mediram esforços em apoiar, os palestrantes que cederam o seu tempo e conhecimento para contribuir nas apresentações dos temas, e principalmente os inscritos que valorizaram o chamado ao debate, enriquecendo as reflexões feitas.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular  
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário