quinta-feira, 6 de julho de 2017

Conselho Popular elege o Meio Ambiente da Lomba do Pinheiro como Tema a ser aprofundado no segundo Semetre

Na noite desta quarta-feira, 05/07/2017, lideranças da região, após importante avaliação sobre o Seminário Sobre os Impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro, e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre, ocorrido nos dias 28 e 29 de junho e que contou com a participação de mais de 80 pessoas, elegeu para aprofundamento no próximo semestre, o Meio ambiente como tema central e que desembocará em um grande evento em setembro próximo.

Dona de uma das mais importantes reservas ambientais da cidade, a Lomba do Pinheiro vem sofrendo paulatinamente fortes impactos do seu meio natural, com as crescentes ocupações imobiliárias, que além de afugentar a fauna viva (como bugios, aves raras e variedades de outras espécies), também é visto os impactos ambientais causados com os desmatamentos e a devastação do solo, proporcionando assoreamento de muitos vertedouros d'água, do bairro batizado como "região das nascentes" por hospedar a foz dos principais arroios da Capital Gaúcha.

Nesse rumo a ideia aprovada pelas lideranças é reforçar as atividades já encampadas pela coordenação da Horta Comunitária, que vem desenvolvendo um estudo sobre a bacia do Arroio Taquara, buscando ampliar o olhar para outros elementos importantes, como o Parque S'aint Hilarie, Barragem da Lomba do Sabão, demais arroios, áreas de preservação em silencioso desmatamento e sua fauna em processo de afugentamento.

Em setembro, o propósito é realizar um amplo debate, através de um evento onde os tema seja melhor abordado por todos, incluindo lideranças da região, alunos das diversas escolas, universidade e demais interessados ao assunto, Em breve será apresentado o programa do evento. A atividade segue o cronograma do planejamento aprovado para 2017, conforme link: https://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2016/11/avaliacao-das-acoes-e-planejamento-para.html .

Seguindo encaminhamentos da reunião, também foi aprovado um debate com todos instituições conveniadas e em atividades na Lomba do Pinheiro, para discutir sobre o Marco Regulatório que trata sobre a parceria dessas entidades com a prefeitura de Porto Alegre, pois podem sofrer, em breve, mudanças e provável rompimentos com esse tipo de convênio.

A mesmo ocorrerá dia 19/07/2017, a partir das 19h no Espaço Solidário da Paróquia Santa Clara, na parada dez da Lomba do Pinheiro e deve participar lideranças das comunidades e direção dessas instituições. Agendem-se e ajudem a divulgar, pois é um tema de importante relevância,

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro   


Nenhum comentário:

Postar um comentário