quinta-feira, 25 de maio de 2017

Seminário Sobre o Crescimento da População da Lomba do Pinheiro e Rumos do OP tem Encaminhamentos Definidos


Na noite dessa quarta-feira 24/05/2017 o Grupo de Trabalho encarregado de organizar e providenciar os encaminhamentos para a realização do Seminário Sobre os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro,  e a Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre, se reunião deliberando pontos essenciais para o desenvolvimento do mesmo.

O evento tem por objetivo proporcionar aos atores sociais envolvidos ou não no movimento popular da Lomba do Pinheiro, aprofundamento sobre a atual realidade geográfica e populacional da Lomba do Pinheiro, bem como do Orçamento Participativo, para a partir da análise feita pelos palestrantes convidados e os participantes inscritos, propor alternativas à essa realidade vivida na região.

Além  da analise dos impactos do crescimento populacional da região da Lomba do Pinheiro a ser debatida pelos presentes, o evento também visa oportunizar aos mesmos, conhecimentos sobre o contexto atual da região da Lomba do Pinheiro para qualificar suas intervenções em busca de demandas que venham ampliar a qualidade de vida no bairro. Bem como, aprofundar estudo sobre o Orçamento Participativo de Porto Alegre, verificando suas mudanças e identificar os rumos e suas novas dinâmicas na contemporaneidade. 

Será dirigido para atores sociais das diversas comunidades da Lomba do Pinheiro: dirigentes de instituições; comunidades da Paróquia Santa Clara; coordenação de Conselhos Paritários, Fóruns, Conselheiros e Delegados do OP e do Plano Diretor, jovens representando as escolas da região, empresários da região e demais interessados.

O processo de inscrições será amplamente divulgada e a mesma efetivada via internet em formulário previamente elaborado. Todos os inscritos devem estar dispostos a concluir todas as etapas do seminário, para obter a sua certificação no final do evento.

O Seminário será desenvolvido em duas noites consecutivas, contando com três palestrantes para cada noite, de acordo com os eixos abaixo especificados:
No dia 28/06/2017, a partir das 19 horas será abordado o tema do eixo I: 

Os Impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro: o mesmo ocorrerá com intervenção de palestrantes em três momentos: 

1) proporciona um aprofundamento do diagnóstico da realidade atual do bairro (sua geografia com limites do bairro, dados demográficos e sua forma de organização). Neste ponto se contará com a contribuição da Professora Tavama Nunes dos Santos – Historiadora; Mestre em História; Diretora Adjunta da Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima. 

2) abordará dados com indicadores sócio econômicos da região e seus contrastes sociais com relação aos demais bairros da cidade. Contaremos com a contribuição de Dão Real Pereira dos Santos – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Superintendência da Receita Federal na 10ª Região Fiscal.

3) Neste ponto teremos uma abordagem sobre os aspectos aprofundados pelo “Projeto Lomba do Futuro” através do Grupo de Planejamento Local (GPL), que foi a experiência Piloto desenvolvido na região quando da mudança do Plano Diretor da Capital Gaúcha (no final da Década dos anos 90 e no início dos anos 2000), onde será contextualizado o momento do início do levantamento do GPL com suas variáveis e propostas, a evolução a partir desse momento (empreendimentos já em curso e habitados), bem como visualizar perspectivas futuras (informações de deliberações do Atual Conselho, aprovação de empreendimentos a serem implementados e análise das possíveis mudanças da dinâmica do Plano Diretor). Contaremos com a importante contribuição de Cléa Beatriz Hauschild de Oliveira Arquiteta, servidora municipal da Secretaria Municipal do Planejamento (SPM) aposentada, uma das coordenadoras do“Projeto Lomba do Futuro".

No dia 29/06/2017, a partir das 19 horas será abordado o tema do eixo II:

A Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre: Também ocorrerá com intervenção dos palestrantes em três momentos: 

1) Nesta contribuição, onde os participantes contarão com a importante explanação do Ex prefeito de Porto Alegre e Ex governador do Rio Grande Sol, Olívio Dutra, será oportunizado o conhecimento acerca do surgimento do OP em Porto Alegre, os seus objetivos principais, bem como sobre a sua metodologia de funcionamento no seu início e as repercussões positivas e que dificuldades que porventura existiu na implantação desse modelo de democracia participativa.  

2) neste ponto será abordado sobre a forma de estrutura do OP com seus ciclos, perspectivas, desafios e o que mudou ao logo da sua existência, apontando fatores positivos e suas nuances de fragilidades no momento atual.  Palestrante: Luciano Fedozzi - PPG sociologia da UFRGS, primeiro coordenador do OP em Porto Alegre, Historiador e pesquisador sobre o tema.

3) Neste item do debate, que será abordado pelo gestor municipal atual, será apresentado como esse mecanismo de priorização de demandas e democracia participativa se encontra atualmente, apontando se tem fatores inovadores de aperfeiçoamento e como se estrutura esse mecanismo atualmente. A contribuição será feita por Carlos Siegle - Secretário Adjunto da Secretaria de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Porto Alegre. 

O Evento ocorrerá nos dois dias no auditório do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), situado na Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada dez da Lomba do Pinheiro.

O evento é uma promoção do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro em parceria com Fórum Regional do Orçamento Participativo (FROP), Plano Diretor da Região, Uergs, Paróquia Santa Clara, CPCA, Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro.

Logo em breve será dados mais detalhes, sobre processo de inscrições, certificados de participação, divulgação. É um evento de relevância pelos temas propostos e que diz respeito a todos os moradores da região e também da cidade visto o tema do OP. Aos interessados é importante a atenção às inscrições, pois serão limitadas ao número de participantes.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro   


Nenhum comentário:

Postar um comentário