segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atividades do Conselho Popular em 2016, são encerradas com Confraternização aos Haitianos da Região





No domingo 18/12/2016 o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro encerrou sua atividades em 2016, promovendo um almoço de confraternização aos migrantes Haitianos residentes na região. A atividade contou com parceira conjunta da Paróquia Santa Clara e apoio de trabalhadores da receita Federal, receita Estadual e rede solidária de cidadãos.

Na ocasião, além da presença de dezenas de Haitianos e seus familiares, também contamos com a presença de lideranças comunitárias do OP, outras instâncias de participação popular da região, bem como representantes da PUC/RS que serão parceiros de um curso de Português dirigidos aos mesmos.

Esta é a segunda vez que o Conselho Popular organiza ato de integração e ações voltados a esses migrantes, conforme pode ser visto no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/10/almoco-de-acolhimento-com-haitianos.html. Na Lomba do Pinheiro moram mais de uma centenas deles e vivem dificuldades pontuais, como: falta de moradia, trabalho e questões do idioma, etc.

Nessa preocupação permanente, o Conselho Popular reúne para uma ação, a partir de março de 2017 até final de maio, numa parceria importante com o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUC/RS; Faculdade de Letras da PUC/RS; Paróquia Santa Clara da Lomba do Pinheiro; Conselho Popular e Caritas Arquidiocesana de Porto Alegre, um Curso de Português dirigido a esses migrantes residentes na região.

O mesmo irá ocorrer na Paróquia Santa Clara entre os dias 11/03/2017 até 27/05/2017, nos sábados entre o horário das 10h às 12h, com turmas de no máximo 20 pessoas. Será dividido em cinco módulos: 1 - Cumprimentos e Apresentações; 2 - Localização e Transporte; 3 - Alimentação e Saúde; 4 - Mundo do Trabalho; e, 5 - Cultura e Lazer. 

O Curso busca o desenvolvimento da competência em nível elementar da língua portuguesa no que diz respeito à capacidade de uso adequado da língua, por meio de tarefas que exploram situações cotidianas, englobando as culturas e as práticas sociais que as representam. As habilidades envolvidas tanto na compreensão como na produção oral e escrita são trabalhadas de forma integrada, como ocorrem em situações de comunicação. 

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com textos e estruturas básicas da língua portuguesa falada no Brasil, com ênfase nos modos, tempos e aspectos verbais (presente, passado e futuro) e no vocabulário utilizado  em situações de primeiro contato com a língua e com a cultura brasileira (instruções, rotina, hábitos, lazer, clima, vestuário, alimentação, transporte, compras, saúde, comportamento, etc). 

O curso será distribuído em cinco procedimentos metodológicos: a) atividades contextualizadas de acordo com o tópico a ser trabalhado; b) atividades de leitura de texto de gênero diversos; c) desenvolvimento da expressão e compreensão da escrita; d) exercícios de reforço de estruturas gramaticais e de itens lexicais de expressão e compreensão linguística; e, e) organização de visitas guiadas a setores diversos. Contará com o corpo docente composto pelas professoras: Regina Kohlrausch; Cristina Perna e dos Alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC/RS. 

É uma importante atividade proporcionada aos mesmo, que além do conteúdo programático também os beneficiará pelo uma gradativa aproximação e integração entre os mesmo. 

Com essa atividade de confraternização o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro encerra integralmente o planejamento aprovado em dezembro de 2015 (vide link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/12/avaliacao-e-planejamento-de-acoes-do.html) e com êxito cada ação realizada. No ano que completa seus 25 anos de luta pela qualidade de vida da região tem demonstrado seu vigor, eficácia e de importante reconhecimento pelos que acompanha sua atuação.

A participação de todos lideranças combativas do bairro tem tornado-o cada vez mais necessário como espaço de organização e articulação popular para o bairro e a Capital Gaúcha. Gratidão e Parabéns à todos!!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário