quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A Lomba do Pinheiro ganha Novo Corredor de ônibus, na Av. Bento Gonçalves.


Na manhã (7h30) desta quarta-feira (16/12/2015), foi prestigiado o início do funcionamento do Novo Corredor de ônibus na avenida Bento Gonçalves, num trecho de 1,1 quilômetros. O mesmo tem início na divisa com Viamão e se estende até a Estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas fazem a transição para o Corredor já existente.

Estiveram presentes no ato os prefeitos de Porto Alegre José Fortunatti e o de Viamão: Valdir Bonatto, além do Diretor-Presidente da EPTC Vanderlei Cappellari, e várias lideranças da região da Lomba do Pinheiro.

Esse corredor é mais uma das alternativas para contornar o grave problema de congestionamento nesse trecho, em particular, na região da Lomba do Pinheiro. Anteriormente já havia sido feito a criação de uma terceira faixa na saída da Lomba do Pinheiro e um Contra fluxo que parte do CEITEC até a siada da Lomba, no horário do Pico.

A grande demanda apontada pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, desde 2010, é a possibilidade de construir uma elevada por cima do leito do Arroio Dilúvio até a divisa com Viamão, com a Extensão da Avenida Ipiranga. Essa pauta já está no planejamento de ações para 2016 e partir de janeiro será retomado junto com os prefeitos dos dois municípios, conforme conversado com os mesmos nesta manhã, neste ato.

No trecho do novo corredor há quatro pontos de paradas e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. O mesmo fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Com os 9.400m já existente passa para 10.500m de corredor de ônibus a partir dessa implementação.

Funcionará das 6h às 9 h e realizará 113 viagens com linhas urbanas, contemplando 8 mil passageiros. Com essa ideia de corredor a proposta é priorizar o transporte coletivo e consequentemente beneficiar os passageiros com a redução nos tempos de viagens.

O Conselho Popular saúda essa implementação por entender que a mesma proporcionará benefício à população usuário do transporte coletivo e contornando os problemas da mobilidade urbana existente. Manteremos o debate já em curso junto com a EPTC para aprimoramento da qualidade do transporte público e sobre a Extensão da Avenida Ipiranga.



Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário