quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Haitianos São Ouvidos na Reunião do Conselho Popular




Na noite desta quarta-feira (02/09/2015), Conselho Popular realizou reunião para tratar da situação vivida pelos imigrantes Hatianos residentes na região da Lomba do Pinheiro.

A mesma contou com dezenas de participantes e alguns Haitianos; CAR Lomba do Pinheiro; FASC; SMED; SMS, Sindicato da Construção Civil; UFRGS, demais lideranças e instituições ligadas à mobilidade humana, na capital.

Inicialmente foi feito relatos acerca do mapeamento prévio da população e dificuldades vividas pelos mesmos no nosso bairro e depois ouvido a fala de alguns desses, presentes.

São várias as dificuldades apontadas pelos mesmo. Uma pontual para as instituições do bairro, é a dificuldade de comunicação devido ao idioma, pois falam muito pouco o português. Outra é, que apesar de alguns obter profissão, terminam ocupando espaços na construção civil.

O preconceito, xenofobia são outras constatações relatadas. Essa realidade salientou o desafio dos presentes em promover alternativas diante do exposto. Mesmo sem um dado mais preciso, é possível que haja mais de 70 imigrantes residindo na região.

Dia 19/02/2015, será dado continuidade ao tema, com reunião de trabalho entre as instituições ali presente, para apontar um plano de ação. Ou seja, encontrar alternativas a partir dos relatos feitos pelos mesmo, estratégicas de aulas de português, da possibilidade de criar uma rede de comunicação na cidade, para identificar e acompanhar a rápido mobilização  dos mesmo de um bairro para outro; situação de saúde, educação... etc.

Os presentes ressaltaram e elogiaram a inciativa da reunião. Foi importante as diversas contribuições dos presentes, ficando claro que apenas estamos iniciando uma agenda com muitos novos desdobramentos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário