quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Conselho Popular Oferece Curso de Formação Para Atores Socias da Lomba do Pinheiro

Conforme projetado no Planejamento do conselho Popular da Lomba do Pinheiro, será oferecido no decorrer de 2015, um curso de formação, dirigido para Atores Sociais de toda região.

O mesmo esta sendo formatado por um Grupo de Trabalho organizativo e Temático e em breve será apresentado o calendário e local onde o mesmo será ministrado, bem como a ficha de inscrição, que será disponibilizada via internet.

Abaixo, apresentamos a sugestão de cronograma programático, cuja ideia e desenvolve-lo em sete módulos distintos, a saber:

Módulo I: Quem somos e onde moramos. (ocorrerá em dois momentos: um que proporciona o conhecimento de cada ator social e a região como um todo, a partir de um olhar imerso e de um Tur nas diversas vilas; e outro que contextualiza o processo histórico da região).
Módulo II: Como se faz Análise de Conjuntura. (proporcionará aos participantes inscritos a visão de como ocorrem os acontecimentos no bairro, na cidade, no Estado, País e no mundo – diferenciando fatos de acontecimentos; qual é o cenário; quem são os atores envolvidos, suas correlações de força e articulação).
Módulo III: Processos de um Planejamento (oferecerá técnicas de como se fazer um planejamento, tendo em visto a importância desse mecanismo em todos os momentos de uma organização; seja no desenvolvimento de uma reunião, manifestação, eventos, cronograma de ações, etc).

Módulo IV: Como organizar e coordenar eventos/ações/reuniões (trabalhará mecanismos de como organizar, dirigir, coordenar, controlar uma reunião ou evento – participação programada).

Módulo V: A Interface do Controle Social (debaterá o papel dos agentes sociais e dos conselhos frente ao controle social e sua ação com o gestor público).

Módulo VI: Técnicas de elaboração de documentos (como se faz atas de reuniões, ofícios, relatórios e outros documentos utilizados nas instituições, emitidos a órgãos públicos e outros segmentos).

Modulo VII: Desdobramento do Curso e certificação dos participantes (será feito avaliação e encaminhamentos, bem como entrega de certificados aos participantes).
Organize sua agenda e se programa para garantir sua participação. Entendemos muito importante a ampliação de conhecimentos das nossas lideranças para qualificar a intervenção nos movimentos sociais da região e na cidade. O mesmo contará com a importante parceria da UFRGS, que pretende torna-lo como Curso de Extensão Universitária.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário