quarta-feira, 6 de março de 2013

EPTC DEBATE TRANSPORTE COLETIVO DA LOMBA DO PINHEIRO



Na noite desta quarta-feira (06/03/2013), o Secretário da EPTC Vanderlei Capellari e o assessor comunitário Jorge Ribeiro, estiveram presentes na reunião do Conselho Populara da Lomba do Pinheiro, onde participavam dezenas de lideranças. 

Na mesma foi tratado sobre a problemática do transporte coletivo no bairro, bem como acerca da implantação do Sistema BRT, na região. O Coordenador do Conselho Popular, Francisco Geovani, relata sobre as dificuldades que a população vem sofrendo com o sistema de transporte, principalmente a parir da vinda dos novos empreendimento imobiliários para a região. Ressalta a necessidade urgente da sensibilização do poder público para providenciar estudo de viabilidade para abertura da Avenida Ipiranga até o campus da UFRGS, pois acredita ser uma alternativa viável para evitar o gargalo do congestionamento crescente na saída da João de O. Remião com Bento Gonçalves.

Ressalta que essa proposta beneficiará tanto os moradores da Lomba do Pinheiro como os de Viamão. Sugere a construção de uma elevada, pois evita qualquer possibilidade de desmatamento, visto que a mesma pode ser construída por cima do Arroio Dilúvio e numa área não habitável.

Sobre esse assunto Capellari informa que já foi providenciado estudo junto com a METROPLAN para levantamento técnico da viabilidade da demanda. Reconhece a proposta do Conselho Popular como importante e estratégica.

No que concerne ao problema dos constantes congestionamentos no horário do pico, o secretário diz que nos próximos quinze dias será criado um contra-fluxo entre o Beco do Davi e a avenida  Bento Gonçalves, para amenizara o problema e agilizar a viagem dos usuários. Diz ainda que esta sendo trabalhado na proposta do Sistema BRT e pretende nos próximos meses ser novamente pautado no Conselho Popular para apresentar como irá funcionar. 

Lideranças solicitam que a Lotação Pinheiro siga por dentro do corredor de ônibus a partir da saída da Lomba do Pinheiro até a avenida Antonio de Carvalho. Capellari diz que será estudado a possibilidade acerca do pedido.

Sobre as linhas rápidas, comunidade pede para verificar alternativas para pegar passageiros em todas as paradas. É relatado que na Escola Rafaela Remião, na parada seis, alunos e profissionais são prejudicados, pois o coletivo não para ali. 

Representantes da Quinta do Portal, reivindica o acréscimo de mais um ônibus na linha, pois a frota atual não atende satisfatoriamente a comunidade. Secretário expõe dificuldade, mas se compromete analisar a questão. Ressalta a grande parceria de trabalho realizada com o Conselho Popular na busca de alternativas dos problemas da região. Diz que em 2011 a Lomba do Pinheiro foi a região da cidade que mais registrou óbitos no trânsito, mas que com a medida da implantação das lombadas, em 2012 esse quadro reduziu em mais de 90% os casos fatais. 

Liderança da parada 21 sugere que seja viabilizado ônibus expresso saindo do centro para bairro. Seguindo a lista de reivindicações, a presidente da Vila Santa Helena solicita sinalização do trajeto da linha Bonsucesso. E, Vila do Herdeiros pede para viabilizar acesso de entrada e saída na altura da Avenida Bento Gonçalves.

Moradores da Vila Recreio da Divisa solicitam viabilidade de transporte na rua da Comunidade, pois os moradores tem sofrido em períodos de chuva, devido a distância do interior da vila com a parada de ônibus mais próxima. Conselho Popular ratifica demanda e se coloca a disposição para reforçar luta da comunidade.

No decorrer da reunião foi questionado a prestação de contas dos Conselheiros do Plano diretor acerca das contra-partidas dos lotamentos construídos na região e foi solicitado reunião para tratar do assunto. Na ocasião foi informado que dia 18/03/2013, será realizada reunião no Bairro Pártenon, onde os Conselheiros tratarão do assunto. As lideranças presentes aprovaram por unanimidade que os mesmos sejam convidados a comparecerem em reunião do Conselho Popular, no início de abril, para tratar sobre as questões do plano diretor que envolve a região.

Foi informado que o Conselho Popular esta organizando uma pesquisa para aprofundar estudo focado em dois objetos: sobre os impactos causados pelo crescimento demográfico da Lomba do Pinheiro  e outro sobre as formas de organização popular e perfil das lideranças comunitárias. O propósito é subsidiar as lutas por melhorias no bairro, a partir dos indicadores apontados pela pesquisa e editar material bibliográfico com esse conteúdo.

A coordenação do Conselho Popular agradece a presença do secretário nessa reunião e ressalta a atenção dada aos pedidos feitos, sempre que foi solicitado. Da mesma forma salienta a presença das lideranças nessa reunião, visto a importância protagonista de cada um e cada uma na construção coletiva para melhoria da qualidade de vida da população da nossa região.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro         



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário