sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vivemos um DRAMA: Ruas construídas antes de serem planejadas.









Essa é a constatação que chegamos ao nos depararmos com tantas ruas sem calçadas, sem passeio aos pedestres e pelo crescente número de acidentes fatais e com tanta freqüência na região.

Vivemos por muito tempo a realidade dos loteamentos irregulares, cujas ruas foram feitas para depois de muito tempo serem constadas nos mapas oficiais da cidade. Assim crescemos demograficamente, e é essa realidade que nos instiga a não ficarmos esperando as dificuldades se ampliarem.

Temos a preocupação em preservar uma característica própria e singular de um bairro como a Lomba do Pinheiro que se diferencia dos demais da cidade. É o único que tem sua identificação por paradas; o único que contém uma reserva de água potável com capacidade de consumo (se a água for bem tratada), fora o Guaíba – a barragem da Lomba do Sabão; que abriga as nascentes dos principais arroios da cidade; com a exuberância de um dos principais parques da capital – o Saint Hílaire; além das diversas áreas de preservação que mantém a diversidade do bioma natural com a manutenção existente de bugios, diversas espécies de aves, outros animais e variedades.

Aos olhos dos que nos veem de fora, registra o entendimento de nos assemelharmos a um explorável laboratório. A pujante inserção social de muitas lideranças, que faz viva a movimentação permanente na ampliação de uma consciência crítica da realidade social e protagonista de um incessante processo pedagógico de desalienização, faz desse terreno um pavimento firme onde muitos desejam pisar.

Nesse prisma, assim é possível ouvir de muitos que aqui vem de outros bairros e se instalam para trabalhar nas instituições da região ou que conhecem o desencadear dessa dinâmica, quando falam: “a Lomba do Pinheiro é um celeiro de boa organização, de um povo aguerrido e politizado e de lideranças de personalidades fortes”. Somos sim de personalidade forte, mas com uma elevada maturidade de convivência com respeito às diferenças e a pluralidade de pensamento. Somos muito gratos aos que se somam a esse ambiente.

A construção das nossas ações é tomada de forma coletiva na exaustão do debate das idéias. É nesse processo dialético que imprimimos e extraímos o caldo substancial das nossas lutas e conquistas. Não comungamos com o discurso descasado da realidade e convidamos todos a não só fazer as constatações dessas lutas e relatá-las sem a vivência, mas sim se inserir e dela fazer parte. É uma caminhada de muitos anos e de muitos atores na história.

Na seqüência dessa reflexão, aproveito para anunciar algumas demandas respondidas pela EPTC, acerca das reivindicações feitas pelo Conselho Popular, a saber:

- Conclusão da abertura do trecho que alargou a Estrada João de Oliveira Remião com Bento Gonçalves, no sentido bairro/centro;
- Colocação da rede e iluminação do terminal/bairro da linha de ônibus MAPA;
- Esta sendo realizado um estudo técnico para implantação de uma sinaleira na parada 9;

- No trecho correspondente ao Passo da Taquara, será todo ele sinalizado;
- Na Avenida Guaíba terá um novo redutor de velocidade, conforme pedido da comunidade local e pautado no Conselho Popular;
- A parada quatro da Vila Mapa terá um reforço de sinalização em frente à Escola Heitor Vila Lobos.

As demais demandas permanecem em tratativas e será abordada em breve reunião a ser combinada com o Secretário. Na qual desejamos convidar junto, a SMOV para salientar o problema de falta de calçadas e passeios nas ruas movimentadas do bairro, bem com a Secretaria Municipal do Planejamento (SPM), para tratarmos de ações estratégicas para o bairro.

Para conhecimento, ainda é importante anunciar duas agendas que ocorrerão neste mês, ou seja, uma reunião que esta marcada para o dia 26/05/2011, às 14h, na Escola Rafaela Remião, para tratar do transporte escolar, da Eva Caminatti, Onofre Pires, Vila Lobos e a própria Rafaela. Outra é uma audiência Pública que será realizada na Câmara de Vereadores, na mesma data às 19h, onde será debatido o problema do transporte coletivo da cidade e o Conselho Popular se fará presente com representação, salientando os problemas da nossa região.

Por fim é importante repassar o convite feito pelo Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, para o Lançamento da Exposição "Lomba do Pinheiro e a Arqueologia", que ocorrerá dia 21/05/2011 (sábado), às 16h na Estrada João de Oliveira Remião, 2874, na parada 6, conforme o enunciado abaixo:

“A exposição apresenta um pouco da história do bairro esquecida no subsolo. A exposição expõe alguns materiais coletados durante a pesquisa arqueológica desenvolvida na região. Este trabalho foi realizado no processo de licenciamento ambiental da obra de instalação de uma adutora do Departamento Municipal de Água e Esgotos - DMAE entre 2009 e 2010. Durante a obra foram prospectados os terrenos impactados e foi descoberto um sítio arqueológico relacionado à ocupação rural da região no século XIX no qual foram coletadas 4000 peças. O sítio arqueológico caracteriza-se por apresentar os alicerces de edificações e objetos datados entre 1830 e 1860. Dentre os materiais encontrados destacam-se a cerâmica produzida por escravos, as louças importadas e diferentes artefatos de uso rural. Além disso, também foram encontrados vestígios de uma ocupação pré-histórica relacionada aos índios Guarani.
A exposição estará disponível até 16 de setembro, após este período, as Escolas locais que tiverem interesse em receber a exposição, deverão inscrever-se no Museu. O horário de funcionamento: Segunda, Terça, Quinta e Sexta-feira das 9 às 12 – 14 às 17h – Sábado das 10 às 16 horas".

Se engaje, participe!!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário