segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Conselho Popular fará uma homenagem ao “Seu Cantilho” simbolizando as Lutas do Movimento Popular da Lomba do Pinheiro

Será no dia 11/06/2011, com atividades iniciando às 10h, o ato de homenagem a uma das lideranças importantes nas Lutas do Movimento Popular da Lomba do Pinheiro – o “Seu Cantilho”, que junto com outras pessoas, iniciaram desde a década de 1970, ações em benefícios às melhorias do bairro.

O evento ocorrerá no salão da igreja da Vila São Pedro e contará com a participação de militantes, atuantes na época e outros da atualidade. Além de se fazer um momento de resgate da memória histórica desse processo de organização popular, na região, também será servido um almoço confraternizativo aos participantes.

A história viva, contada nesse dia, por quem participou e desencadeou essas lutas no bairro, será muito importante. O “Seu Cantilho”, atualmente encontra-se com mais de 80 anos, e só não continua ativo no movimento popular devido os problemas de saúde que acompanham sua idade, mas ainda é muito lúcido nas suas análises conjuntural. Junto com outros grandes articuladores, já naquela época, ajudou organizar melhorias para a comunidade onde mora – a Vila São Pedro. Também foi um dos organizadores da União de Vilas, sendo mais tarde (em novembro de 1991) substituída pela dinâmica do atual Conselho Popular da Lomba do Pinheiro. Foi também um dos articuladores do movimento operário na região através da luta sindical e na Pastoral Operária, bem como nas Comunidades Eclesiais de Bases (CEB’s). Mais recente, já a partir da década de 90, ajudou no movimento que resultou na Anexação de sete vilas que pertenciam ao município de Viamão para Porto Alegre, em março de 1992. Atuou na coordenação do Conselho Popular, delegado e Conselheiro do Orçamento Participativo (OP), e também um dos Coordenadores do Conselho Distrital de Saúde (CDS), em 2001. Somente amenizando suas atividades nas lutas da região após a presença dos seus problemas de saúde. Atualmente escuta com auxilio de aparelho e caminha com por intermédio de andador ortopédico.

Homenagear essa liderança significa valorizar a atuação de muitos lutadores anônimos, que muitas vezes não são lembrados e ficam no esquecimento. No dia, embora ele seja a figura principal, também contaremos com outras lideranças contemporâneas da sua época que ajudarão contar essa história, a partir de seus relatos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário